O que você precisa saber sobre o LACNIC 25

28/04/2016

Treze anos depois de seu último evento em Cuba, LACNIC volta a Havana para comemorar sua reunião anual mais importante deste 2016: LACNIC 25.

Mais de quinhentos profissionais da região já confirmaram a sua presença no encontro a ser realizado de 2 a 6 de maio em Havana, que estará focado sobre a necessária implementação do protocolo IPv6 na América Latina e o Caribe. Os esforços da reunião também serão projetados para promover a conectividade dos países da região, especialmente aqueles localizados no Caribe, a área de menor penetração da Internet (41.9%) de toda a área de cobertura de LACNIC .

A palestra de dois dos especialistas de mais destaque no mundo em questões do IPv6, Tom Coffen e Latif Ladid, será um dos pontos altos da reunião de Cuba. Haverá também um painel de discussão sobre casos de sucesso de implementação do protocolo da Internet em países da região (Panamá, Colômbia e Costa Rica), com a participação de atores públicos.

Um estudo recente de LACNIC e CAF mostrou que a América Latina e o Caribe enfrentam o desafio de se adaptar para que a penetração da Internet continue a crescer, particularmente com a implementação do IPv6, já que hoje apenas quatro países têm tráfego superior a 1% (Bolívia, Brasil, Equador e Peru), que deveria mudar substancialmente para assegurar a Internet das Coisas (IoT).

Em relação à Internet das Coisas, a reunião de Cuba vai contar com a palestra de Inés Robles, uma especialista TIC no desenvolvimento da Internet das Coisas. Robles vai compartilhar painel com Ana Torres (Wikimedia) e Ayanna Samuels.

No que refere à segurança informática, será apresentado à comunidade um acordo que acaba de realizar LACNIC com o Messaging, Malware and Mobile Anti-Abuse Working Group, uma organização internacional dedicada a proteger de ataques cibernéticos aos usuários finais da Internet.

Não vai faltar em LACNIC 25 o Peering Forum, um espaço que visa proporcionar a oportunidade de conversar e negociar acordos de peering e tráfego com os Provedores da Internet, Provedores de Conteúdo e Pontos de Troca de tráfego mais importantes na região.

Uma novidade de destaque de LACNIC 25 é que os participantes presenciais e à distância podem acompanhar o evento através de um aplicativo para móveis. A agenda está disponível em http://www.lacnic.net/web/eventos/lacnic25-agenda

LACNIC 25 é organizado pelo Registro de Endereçamento da Internet da América Latina e o Caribe (LACNIC) conjuntamente com a Empresa das Telecomunicações de Cuba S.A. (ETECSA).

Suscríbete para recibir mensualmente las últimas novedades en tu mail Click here to subscribe and monthly receive the latest news in your inbox. Inscreva-se aqui para receber mensalmente as últimas novidades no seu e-mail