O LACNIC 36 LACNOG 2021 começou com mais de 800 profissionais de 30 países

12/10/2021

O LACNIC 36 LACNOG 2021 começou com mais de 800 profissionais de 30 países

Mais de 800 profissionais de 30 países inscreveram-se para participar virtualmente do evento LACNIC 36 LACNOG 2021 que começou com dois tutoriais (Operação de redes IPv6 e Interconexão e segurança no roteamento) e o Peering Fórum da América Latina e o Caribe.

Operação de redes IPv6.  Ministrado por Alejandro Acosta, Uesley Correa e José Cotúa, o tutorial enfatizou no IPv6 Only e abordou a arquitetura geral de uma plataforma de rede para os ISP e os data centers, possíveis mecanismos de transição aplicáveis e requeridos em uma implementação de data centers IPv6 Only, implementação simultânea do IPv6 Only, NAT64/DNS64, 464xlat y SIIT-DC, para a solução de diferentes requerimentos de esquemas de serviço a nível de rede, recomendações e boas práticas na implementação, bem como para aspectos de operação a serem contemplados.

A oficina (link vídeo) contou também com uma demonstração prática de implementação de um Data Center IPv6 Only com 464xlat e SIIT-DC.

Interconexão e segurança no roteamento. Ministrado por Guillermo Cicileo, Erika Vega, Nicolas Antoniello e Santiago Aggio, o tutorial (link vídeo) percorreu os fundamentos, as relações de negócio e os aspectos técnicos da Troca de Tráfego (IXP, Peering e CDNs). Cicilio fundamentou na oficina, como, com quem e onde fazer peering, que tipo de troca de tráfego usar, como analisar o tráfego da rede para tomar melhores decisões quanto à interconexão, assim como onde registrar os sites e as políticas de peering e boas práticas em relação ao uso do BGP em peering.

Os quatro palestrantes dedicaram a primeira etapa para fazer uma revisão teórica, com conceitos vinculados à interconexão e segurança no roteamento. A segunda parte do tutorial resultou prática, com um laboratório ao vivo para a criação de ROAs, seu uso e validação com FORT. Enfatizou-se também nas melhores práticas para as operadoras de rede e pontos de troca de tráfego. MANRS.

LAC Peering. Em paralelo aos tutoriais foi desenvolvido o Fórum de Peering da América Latina e do Caribe, com a participação dos interessados em assuntos relacionados com a interconexão de redes Internet, com o intuito de facilitar um ambiente que promova a troca de tráfego local entre peers.

A abertura do LAC Perring esteve a cargo de Gabriel Adonaylo de LAC-IX e o desenvolvimento das atividades contou com os painéis sobre “Plataformas de vídeo na LAC” e “Desenvolvimento de WISP na LA&C”, bem como as apresentações “GAIA-X:  a visão europeia da infraestrutura e a interconexão na nuvem”,  “A importância da infraestrutura DNS crítica nos IXPs” e “Critérios de bom comportamento dos participantes de IXP”.

Subscribe
Notify of

0 Comments
Inline Feedbacks
View all comments