• Newsletter

  • Boletim informativo de LACNIC para a comunidade da Internet

Eventos

Feed
Cambiar tamaño de fuente:

28/08/2019

Muito para se ver e aprender: o LACNOG 2019

O LACNIC e o LACNOG estão preparando suas conferências e seminários com os profissionais da região, para o evento que reunirá a comunidade técnica da Internet da América Latina e do Caribe, que acontecerá do dia 7 ao dia 11 de outubro na Cidade do Panamá.

A grade de palestrantes atesta uma ampla gama de tópicos que abrangem não apenas o vazamento de rotas em Internet, como também o Observatório MANRS (Mutually Agreed Norms for Routing Security), novidades sobre o IPv6 e incidentes em Cibersegurança, a nova tecnologia para as redes móveis 5G, o roteamento, a gestão de redes e o inovador Internet Routing Registry do LACNIC, entre outros grandes assuntos.

Uma das presenças destacadas da agenda do LACNOG – consulte aqui – é a do Sr. Igor Giangrossi, Diretor Consulting Engineering da Nokia. Este especialista fará com que o auditório se aproxime à tecnologia 5G, a nova geração de redes móveis que promete velocidades incríveis, baixa latência e um suporte melhor para implantar aplicativos mais afins com os usuários. Na sua palestra Giangrossi descreverá a evolução da rede móvel, sua arquitetura, as novidades que acarreta o 5G e de que forma atinge os requisitos da rede IP.

Por sua vez, Uesley Correa, da Telecom, apresentará um caso de destaque do IPv6. Trata-se dos trabalhos feitos para a implantação do IPv6 em um ISP Wifi/FTTH no Paraguai e das alternativas utilizadas para obter quase 100% dos clientes residenciais e corporativistas com o IPv6 ativo.

Dentre os palestrantes queremos salientar também a presença do Sr. Louis Poinsignon, quem ministrará a conferência sobre o RPKI. Ele apresentará a experiência de um ano de Cloudflare com RPKI em sua rede global e falará sobre as boas práticas de roteamento que inúmeras vezes salvaram esta companhia.

Anahi Rebatta, analista de pesquisa na TeleGeography, analisará a conetividade intra-regional na América Latina e no Caribe.

Gerardo Pías apresentará ferramentas para a visualização da informação de roteamento, bem como para conhecer e detectar incidentes de roteamento. Este trabalho surgiu no âmbito do projeto FORT do LACNIC, no intuito de dominar a constante e imensa troca de mensagens BGP na rede.

Guillermo Cicileo, líder de Pesquisa e Desenvolvimento em Infraestrutura da Internet do LACNIC, anunciará a criação do Internet Routing Registry (IRR) do LACNIC. O LACNIC está trabalhando no desenvolvimento de um IRR para seus membros e esperamos contar com a primeira versão para o final do ano.

Por outro lado, Diego Zorrilla de CISCO, falará sobre Segment Routing Taffic Engineering, uma tecnologia que permitirá aos grandes operadores otimizar suas redes, baixar custos e prestar melhores serviços.

Dê uma olhada na agenda completa do evento aqui, e cadastre-se neste link.