LACNIC

Eventos

LACNOG comemora 10 anos no LACNIC 34

28/08/2020

O Fórum de Operadoras de Redes da América Latina e do Caribe (LACNOG), comemorará seu décimo aniversário no evento LACNIC 34 LACNOG 2020 com palestras e trabalhos de pesquisas sobre as últimas novidades de roteamento na Internet, a resposta da infraestrutura em tempos da Covid e as iniciativas para melhorar a segurança na Rede.

Surgido como fórum de troca de experiências a partir de uma lista de discussão e de uma reunião em São Paulo (Brasil) em 2010, LACNOG se tornou um dos protagonistas para o desenvolvimento da operação de redes na região.

No evento de outubro, será comemorado seu décimo aniversário com o painel “LACNOG 10 Anos: Painel Fundadores do LACNOG”, com a participação de Arturo Servín, Ricardo Patara, Nicolás Antoniello, Chistian O´Flahety, Ariel Weher (convidado) e Carlos Martínez como moderador. O painel, previsto para quarta-feira 7, dará início às atividades do LACNOG no evento LACNIC 34.

A agenda do grupo dos operadores de redes inclui exposições sobre aspectos técnicos da segurança do roteador em Internet, iniciativas para aumentar a segurança, infraestrutura da Rede,

Palestrantes. “Configurei RPKI por meio de um tweet”, ministrado por Tomás Lynch, sendo um dos especialistas que mais trabalhou no LACNOG nos últimos seis anos, abrirá a série de conferências técnicas do LACNOG.

Na agenda, também são destacados os trabalhos técnicos “Networks in the time of COVID-19”, de Anahi Rebatta, quem esteve no segundo lugar das apresentações no LACNOG nos últimos seis anos; “Update on AS15169 (Google) on BGP Filtering and RPKI” de Arturo Servín, outro apresentador frequente em palestras e tutoriais do LACNOG; “Jules Verne e as vinte mil ligações de cabos submarinos: uma verdadeira história sobre cabos submarinos”, de Rogério Mariano; “Panorâmica sobre o sequestro de redes IP” de Alejandro Acosta;  e a apresentação “Impact of the COVID-19 pandemic on the Internet latency: a large-scale study” de Massimo Candela, entre outros qualificados expositores.

Mesmo assim, durante o mês de setembro, o LACNOG organizará webinars preparatórios para o evento. Já há dois definidos: “BGP monitoring in support of your RPKI deployment” com Massimo Candela, e outro sobre Internet das Coisas, com Gustavo Mercado.

Uma semana.  OLACNIC 34 LACNOG 2020 começará na sexta-feira 2 de outubro e se estenderá até o dia 9, com uma variada oferta de tutoriais de capacitação sobre operação de redes em IPv6, segurança no roteamento, certificação de recursos, interconexão, administração de recursos e segurança do sistema de nomes de domínio.

LACNIC também organizará seu habitual Fórum Público de Políticas, uma atividade especial da IT Woman, um painel do FRIDA com os vencedores dos prêmios da convocatória 2020 e a Reunião dos Grupos de Resposta a Incidentes de Segurança da LAC.

LACNIC 34 LACNOG 2020 contará com interpretação e transcrição simultânea em três idiomas (espanhol, inglês e português).

Para participar do evento, cadastre-se aqui.