LACNIC37: o retorno aos eventos presenciais

13/05/2022

Por Oscar Robles

LACNIC volta aos eventos presenciais e com isso continuamos construindo uma comunidade regional para uma melhor Internet! Na semana passada realizamos nosso primeiro evento do ano em Cali, Colômbia, #LACNIC37, e por primeira vez, depois de muito tempo, conseguimos realizá-lo de forma presencial.

Tivemos mais de 500 participantes de quase 40 países, sendo que aproximadamente 30 % deles eram da localidade, portanto atingimos um dos objetivos ao realizarmos nossos eventos de forma itinerante. Uma das razões de ser de nossos eventos é a definição das normas (Fórum Público de Políticas) sob as quais administramos os recursos numéricos da Internet para a região. Esta sessão foi muito produtiva com quatro propostas discutidas.

Além disso, o primeiro evento do ano é o espaço para realização da nossa Assembleia Anual de Associados e para prestação de contas com o resumo das atividades e dos relatórios financeiros, bem como de nossos mecanismos de vigilância (auditoria contábil externa e visita da Comissão Fiscal). Na diretoria do LACNIC tivemos uma de nossas quatro reuniões presenciais do ano, onde aproveitamos também para conversar com a Comissão Eleitoral, Comissão Fiscal, Co-Moderadores e membros do ASO-AC, para agradecer a todos eles seu trabalho voluntário nestas estruturas.

Estes eventos são realizados com esforço e colaboração de outras organizações da região, como o #LACPeering Fórum liderado por LAC-IX que busca promover a troca de tráfego regional entre pares, esta sessão bateu record de participantes. Por outro lado, tivemos por primeira vez uma sessão conjunta com #LACISP, focada nos ISPs regionais em expansão, com o intuito de fornecer-lhes informação relevante para eles sobre seu desenvolvimento e sobre o LACNIC, neste primeiro encontro tivemos quase 150 participantes.

Como é de praxe, com a colaboração do FIRST propiciamos o encontro entre diversas iniciativas de Centros de Coordenação para a Resposta a Incidentes de Segurança na região, também com assistência extraordinária. Foi um espaço para aprendizagem, com os quatro tutoriais realizados sobre Interconexão, IPv6 em centros de dados, administração de recursos, desenvolvimento de políticas e, obviamente, o FTL, Fórum Técnico LACNIC, com diversas apresentações sobre tópicos como #dns, #RPKI, #IPv6, #IoT, entre outros.  

Por último, mas não menos importante, foi um espaço para o reencontro e o restabelecimento de laços profissionais e afetivos com diversas oportunidades para o diálogo, os negócios e, acima e tudo, a diversão, com um grande evento social onde os profissionais da sala fizeram os participantes dançar. Nos vemos no #LACNIC38 em Santa Cruz de la Sierra, Bolívia!