LACNIC

Eventos

LACNIC realizou 135 transferências dentro da região

07/10/2020

O Registro de Endereçamentos de Internet da América Latina e Caribe (LACNIC) já aprovou 135 transferências intra RIR que envolveram 276 mil endereços IPv4 desde março de 2016, quando entrou em vigor a possibilidade de realizar transferências de blocos IPv4, informou Gianina Pensky, líder de Serviço de Registro do LACNIC.

O ano passado foi o ano de maior quantidade de blocos transferidos entre organizações da região do LACNIC, foram 66, conforme detalhou Pensky durante a conversa “Update sobre transferências” no LACNIC 34 LACNOG 2020.

Nestes cinco anos, o Brasil foi o país que recebeu o maior número de transferências de endereços IP da região, acima de 168 mil, porém, ao mesmo tempo foi também o território que mais transferiu endereços IPv4, ultrapassando a marca de 176 mil.

Quanto ao recebimento de endereços IPv4, os países que atingiram o top five foram o México, a Argentina, a Colômbia e Aruba (gráfico 2).

Além do Brasil, os países que mais transferiram foram a Argentina, o Panamá, as Antilhas Holandesas e a República Dominicana (gráfico 3).

Na sua dissertação, Pesnky sinalizou considerações estabelecidas no Manual de políticas do LACNIC. A organização que receber um bloco IPv4 do LACNIC, poderá transferir seu bloco, parcial ou totalmente, passados os três anos do seu recebimento, já um bloco previamente transferido (total o parcial) não poderá transferir-se novamente antes de completar um ano. Mesmo assim, acrescentou que um recurso legado transferido já não será mais considerado como tal.

Com outras regiões. A líder de Serviços de Registro do LACNIC apontou que até agora, foi realizada uma só transferência fora da região do LACNIC, desde que no dia 20 de julho deste ano ficou ativa a política que habilita tal possibilidade com APNIC, RIPE NCC e ARIN.

Tratou-se da transferência de um bloco /19 (8,192 endereços IPv4) do Brasil (LACNIC) para a França (RIPE NCC).

Mesmo assim, sinalizou que ainda há outras oito possíveis transferências Inter RIR em processo de análise.

Para mais detalhes sobre transferências dentro ou fora da região do LACNIC, acesse este link.