LACNIC em movimento no Caribe

30/07/2019

Com a presença de destacados especialistas regionais, o LACNIC realizou a conferência LACNIC on the Move em Curaçao, onde foram analisados temas críticos sobre o desenvolvimento da Internet local, o desdobramento do protocolo IPv6 e as principais ameaças à cibersegurança regional.

Organizada pelo RIR regional em parceria com o Bureau Telecommunicatie em Post (BTP), o regulador de telecomunicações de Curaçao, o evento de três dias abordou as dificuldades locais e regionais para o desenvolvimento do IPv6, inclusive propôs eventuais meios de cooperação para avançar no desdobramento deste protocolo.

Junto à participação de membros de entidades sociais do LACNIC, representantes do governo, da Polícia Nacional Local e dos grandes atores das telecomunicações do Caribe, a coletiva de imprensa procurou aproximar o LACNIC à comunidade caribenha, afirmou Kevon Swift, líder de Relações Estratégicas e Integração do LACNIC.

Curaçao é um país que oferece vantagens a nível de desenvolvimento tecnológico, com uma penetração da Internet de banda larga superior a 82% nos domicílios, conexão a sete cabos internacionais submarinos de telecomunicações, investimentos em data centers e na nuvem. No entanto, o desdobramento do seu IPv6 está no patamar de 0,04%. “Aproximamo-nos à comunidade de Curaçao para enviar-lhe esta mensagem: promover o IPv6 realmente vale a pena”, disse Swift.

Durante as apresentações sobre o IPv6, foi detectada a necessidade de conhecer ainda mais os mecanismos de transição entre o IPv4 e o IPv6, bem como os das melhorias que implicam o uso do último protocolo de Internet na comunidade local.

Logo após, houve um dia e meio de oficina, por conta do Projeto AMPARO do LACNIC, o qual focou-se na criação de Centros de Respostas a Incidentes de Segurança de Computadores (CSIRTs) e no desenvolvimento de capacidades para responder aos desafios da Cibersegurança locais e regionais.

“Os eventos do LACNIC On The Move são realizados na região com o intuito de dar à comunidade local a oportunidade de discutir os desafios que devem enfrentar-se para o desenvolvimento da Internet, e, o mais importante de tudo, achar soluções concretas”, concluiu Swift.

Suscríbete para recibir mensualmente las últimas novedades en tu mail Click here to subscribe and monthly receive the latest news in your inbox. Inscreva-se aqui para receber mensalmente as últimas novidades no seu e-mail