LACNIC apresentou a ferramenta LACNIC Tools

18/05/2021

A área de Tecnologia do LACNIC apresentou a ferramenta LACNIC Tools durante A Hora da Tecnologia no LACNIC 35, um espaço destinado a divulgar as últimas novidades tecnológicas do Registro de Endereçamento da América Latina e Caribe.

Gerardo Rada, líder de Desenvolvimento de Sistemas do LACNIC, afirmou que o LACNIC Tools á apresentado como uma solução integrada para consultar e conhecer oportunidades de aprimoramento na configuração de suas organizações, nos diferentes sistemas do LACNIC. Rada sinalizou que a ferramenta reúne relatórios de informações que já são públicas: Informação dos repositórios do RPKI, consultas a RDAP, WHOIS e perguntas diretas a servidores de nomes, são algumas das fontes que utiliza o Registro Regional da Internet da América Latina e do Caribe.

LACNIC Tools é um aplicativo integrador que centraliza o acesso a todos os sistemas e propicia um serviço de qualidade unificado e mais robusto.

Rada afirmou que com o MiLACNIC Query épossível consultar em um só lugar às diferentes bases de dados administradas pelo LACNIC. Se bem a ferramenta possui um apartado especial para consultar a Internet Route Registry do LACNIC (IRR), também pode obter informação sobre WHOIS, RDAP, RDAP-web e em breve sobre o RPKI.

Na apresentação, Rada mostrou exemplos de busca por meio de endereços IP, de contatos, de organizações, de sistemas autônomos, do IPv6 e também do IPv4, obviamente.

Em cada um dos casos o sistema mostra a informação do WHOIS, do IRR, RDAP, RDAPweb e RDAPembed.

O WHOIS é a base de dados com informação sobre quem possui a custódia de um determinado recurso da Internet (IPv4/IPv6/ASN) alocado dentro da área de cobertura do LACNIC.

O Internet Routing Registry (IRR) possui informação sobre o uso de blocos de endereços IPv4, IPv6 e números de sistemas autônomos alocados na área de cobertura do LACNIC.

O RDAP é um WHOIS aprimorado, com ele buscamos padronizar as respostas que oferecem os diferentes registros. É acessível através de HTTPS e embasado em técnicas de REST, acessa e mostra a informação.

RDAPweb mostra a informação em um formato que facilita sua leitura, além de aproveitar os benefícios do padrão para mostrar a informação dos diferentes RIRs.

RDAPembed contém os dados do sistema RDAP Web em um formato simples. Esta informação pode ser insertada em outros sistemas, utilizando o widget do RDAP Web.

Rada sinalizou que o futuro do aplicativo é crescer em dados. “Certamente os componentes irão crescendo e somarão informação do RPKI, do GeoFeeds, bem como informação proveniente do CSIRT”, apontou Rada.