LACNIC apresentará plano de implementação da política de transferências IPv4 entre RIRs

30/09/2019

LACNIC apresentará plano de implementação da política de transferências IPv4 entre RIRs

Durante o próximo Fórum Público de Políticas a ser realizado no Panamá, o LACNIC vai apresentar o plano de implementação da política 2019-1, que habilita a transferência de recursos IPv4 com outros Registros Regionais da Internet (RIRs).

Na sessão, as Áreas de Serviços e Tecnologia de LACNIC explicarão detalhadamente os sistemas que devem ser modificados e adaptados, bem como as ações de coordenação com diferentes organizações que devem ser realizadas para colocar em operação esta política. Também será anunciada a data em que as organizações associadas ao LACNIC poderão começar a transferir blocos IPv4 com membros de outros Registros Regionais da Internet.

A proposta de permitir a transferência de recursos IPv4 entre o LACNIC e outros Registros Regionais da Internet alcançou consenso no último Fórum de Políticas e na Lista de Políticas, estendendo o mecanismo atual de transferências do IPv4 na América Latina e o Caribe com outras regiões do mundo. Dessa forma, o LACNIC se alinha com um mecanismo existente através do qual os registros APNIC, ARIN e RIPE-NCC permitem transferências bidirecionais de blocos IPv4.

9 propostas de políticas. No Fórum de Políticas do LACNIC 32 serão analisadas 9 propostas apresentadas pela comunidade do LACNIC. Sete dessas propostas estiveram em discussão no Fórum de Punta Cana, enquanto são duas as novas propostas que se somam à instância do Panamá.

Edmundo Cázarez-López propõe estender para três semanas o tempo para apresentar uma proposta de política no Fórum. Atualmente esse tempo é de uma semana.

Enquanto isso, Jordi Palet Martinez propõe uma política para unificar tudo o relacionado à revogação de recursos no Manual de Políticas.  Sua proposta propõe que a revogação de recursos aplique para qualquer violação repetida e/ou contínua das políticas, bem como para fraudes e não pagamentos. A política modifica várias seções do manual, para evitar duplicações no texto. Define-se um tempo para a incorporação dos recursos IPV6 e ASN no pool após sua recuperação ou devolução. 

As outras oito propostas de políticas a serem analisadas estão na fase de discussão inicial desde o Fórum anterior:

Contato de abuso. Propõe-se um mecanismo para validar os contatos de abuso do WHOIS (abuse-c e abuse-mailbox) das organizações associadas a LACNIC e, assim, poder informar os casos de abuso e tentar resolvê-los de maneira apropriada. Confira o vídeo aqui.

Código de conduta. Chamada de “Uso Aceitável da Lista de Políticas (AUP – Política de Uso Aceitável)”, esta política visa restringir possíveis atividades perturbadoras e contrárias ao espírito da Lista de Políticas. Confira o vídeo aqui.

Três sobre fusões. Três propostas de políticas específicas sobre o ASNIPv4 e IPv6 são propostas para serem atualizadas no manual quando houver uma fusão, aquisição ou reorganização.

Processo eleitoral (Moderadores PDP). Esta proposta estabelece mudanças no PDP para o processo de eleição dos moderadores. Confira o vídeo aqui.

Os recursos são designados de forma única e exclusiva. O objetivo desta proposta é tornar explícito que a designação de recursos é feita de forma exclusiva, conforme indicado em várias seções do manual de políticas. Confira o vídeo aqui. 

Por mais informações sobre as propostas em discussão assista o vídeo do webinar realizado em 19 de setembro passado.