LACNIC apresentará plano de implementação da política de transferências IPv4 entre RIRs

30/09/2019

Durante o próximo Fórum Público de Políticas a ser realizado no Panamá, o LACNIC vai apresentar o plano de implementação da política 2019-1, que habilita a transferência de recursos IPv4 com outros Registros Regionais da Internet (RIRs).

Na sessão, as Áreas de Serviços e Tecnologia de LACNIC explicarão detalhadamente os sistemas que devem ser modificados e adaptados, bem como as ações de coordenação com diferentes organizações que devem ser realizadas para colocar em operação esta política. Também será anunciada a data em que as organizações associadas ao LACNIC poderão começar a transferir blocos IPv4 com membros de outros Registros Regionais da Internet.

A proposta de permitir a transferência de recursos IPv4 entre o LACNIC e outros Registros Regionais da Internet alcançou consenso no último Fórum de Políticas e na Lista de Políticas, estendendo o mecanismo atual de transferências do IPv4 na América Latina e o Caribe com outras regiões do mundo. Dessa forma, o LACNIC se alinha com um mecanismo existente através do qual os registros APNIC, ARIN e RIPE-NCC permitem transferências bidirecionais de blocos IPv4.

9 propostas de políticas. No Fórum de Políticas do LACNIC 32 serão analisadas 9 propostas apresentadas pela comunidade do LACNIC. Sete dessas propostas estiveram em discussão no Fórum de Punta Cana, enquanto são duas as novas propostas que se somam à instância do Panamá.

Edmundo Cázarez-López propõe estender para três semanas o tempo para apresentar uma proposta de política no Fórum. Atualmente esse tempo é de uma semana.

Enquanto isso, Jordi Palet Martinez propõe uma política para unificar tudo o relacionado à revogação de recursos no Manual de Políticas.  Sua proposta propõe que a revogação de recursos aplique para qualquer violação repetida e/ou contínua das políticas, bem como para fraudes e não pagamentos. A política modifica várias seções do manual, para evitar duplicações no texto. Define-se um tempo para a incorporação dos recursos IPV6 e ASN no pool após sua recuperação ou devolução. 

As outras oito propostas de políticas a serem analisadas estão na fase de discussão inicial desde o Fórum anterior:

Contato de abuso. Propõe-se um mecanismo para validar os contatos de abuso do WHOIS (abuse-c e abuse-mailbox) das organizações associadas a LACNIC e, assim, poder informar os casos de abuso e tentar resolvê-los de maneira apropriada. Confira o vídeo aqui.

Código de conduta. Chamada de “Uso Aceitável da Lista de Políticas (AUP – Política de Uso Aceitável)”, esta política visa restringir possíveis atividades perturbadoras e contrárias ao espírito da Lista de Políticas. Confira o vídeo aqui.

Três sobre fusões. Três propostas de políticas específicas sobre o ASNIPv4 e IPv6 são propostas para serem atualizadas no manual quando houver uma fusão, aquisição ou reorganização.

Processo eleitoral (Moderadores PDP). Esta proposta estabelece mudanças no PDP para o processo de eleição dos moderadores. Confira o vídeo aqui.

Os recursos são designados de forma única e exclusiva. O objetivo desta proposta é tornar explícito que a designação de recursos é feita de forma exclusiva, conforme indicado em várias seções do manual de políticas. Confira o vídeo aqui. 

Por mais informações sobre as propostas em discussão assista o vídeo do webinar realizado em 19 de setembro passado.

Suscríbete para recibir mensualmente las últimas novedades en tu mail Click here to subscribe and monthly receive the latest news in your inbox. Inscreva-se aqui para receber mensalmente as últimas novidades no seu e-mail