LACNIC 33 encerrou com mais de 1.100 participantes únicos

11/05/2020

LACNIC 33, o primeiro evento online da organização que administra os recursos numéricos da Internet na América Latina e no Caribe, finalizou com a participação de 1.135 pessoas e uma média muito boa de conexão de minutos por dia durante toda a semana. Por outro lado, anunciou-se que o LACNIC 34 será realizado em Santa Cruz de la Sierra (Bolívia) de 5 a 9 do próximo mês de outubro, se as condições sanitárias da Covid 19 o permitirem.

No encerramento do evento, Oscar Robles, diretor executivo do LACNIC, destacou o trabalho de toda a organização, dos palestrantes e dos participantes, para se adaptarem a um formato novo de encontro online.

Salientou que pode parecer simples fazer um evento remoto, mas frisou que requer de muita coordenação e trabalho prévios para manter o nível de excelência durante cinco dias. Foi uma semana muito intensa com o mesmo espírito dos eventos que fazemos presencialmente”, disse o CEO do LACNIC.

Robles afirmou que no tutorial de Operação de redes IPv6 participaram 529 pessoas, na sessão informativa para associados e comunidade do LACNIC foram 533 membros da região, no Fórum Público de Políticas umas 193 pessoas, no Fórum Técnico 553 e no tutorial Roteamento Seguro 405. Por sua vez, o stand virtual do LACNIC coordenou mais de 30 reuniões e recebeu 60 consultas sobre solicitação de recursos, transferências, serviços aos associados, API Mi LACNIC, IPv6, RPKI, o programa FRIDA, o desenvolvimento do IRR do LACNIC, +RAÍZES e sobre as capacitações do Campus.

O diretor do LACNIC considerou que o formato virtual faz com que a participação da comunidade se torne mais equitativa, conforme o número de pessoas registradas e a distribuição de minutos de conexão.

“Aprendemos muitas lições, mas ainda faltam muitas outras por aprender para eventos futuros tanto online como presenciais. Esperamos vocês em outubro para o LACNIC 34. Esperamos que esta situação de pandemia permita que nos vejamos fisicamente para compartilhar e continuar construindo esta vibrante comunidade”, finalizou Robles.

Suscríbete para recibir mensualmente las últimas novedades en tu mail Click here to subscribe and monthly receive the latest news in your inbox. Inscreva-se aqui para receber mensalmente as últimas novidades no seu e-mail