• Newsletter

  • Boletim informativo de LACNIC para a comunidade da Internet

Eventos

Feed
Cambiar tamaño de fuente:

18/10/2019

LACNIC 32 LACNOG 2019: resumo de atividades

Mais de 500 pessoas participaram do evento LACNIC 32 LACNOG 2019, realizado na Cidade do Panamá de 7 a 11 de outubro, nas instalações do Hotel Hard Rock.

Como prévia ao evento, no domingo, 6 de maio, começou o 2º Hackathon do LACNIC em que foram desenvolvidos quatro projetos do LACNIC:   o API de MiLACNIC, o UpDown do Sistema de Certificação de Recursos (RPKI), o Internet Routing Registry (IRR) do LACNIC e o sistema de eventos. Confira os detalhes e o resumo do que aconteceu no Hackathon aqui.

A cerimônia de abertura do evento contou com a presença de Luis Oliva, da AIG, Ricardo Patara, do LACNOG, e Wardner Maia, presidente da Diretoria do LACNIC. Em seu discurso, Maia salientou que, embora 94% dos mais de 9600 associados do LACNIC já têm endereços IPv6, devemos continuar trabalhando para conectar o 33% dos cidadãos da região que ainda não têm acesso ao mundo digital. 

Neste evento, a oferta de tutoriais foi maior que o normal. Além dos tutoriais do IPv6 Avançado, RPKI e BGP, Muda as regras da Internet, Peering e o de Administração de recursos, foram adicionados os tutoriais Conheça as regras da Internet, Aprendendo a usar as ferramentas para operadores de redes do RIPE NCC, Melhores práticas de Segurança para Sistemas Autónomos e o de WiFi e IPv6.

Painéis. Houve no evento dois painéis de destaque. De um lado o da Evolução da privacidade e segurança do DNS, no que falaram sobre a criação e implementação do DNSSEC, ou extensões de segurança para o DNS. Por outro lado, na sexta-feira foi realizado o painel tecnologias para pequenos ISPs, com representantes de ISPs do México, Panamá e Brasil, que concordaram que a proximidade com o cliente é o que os diferencia e que a associação e o trabalho em conjunto são os a melhor forma de lidar com os grandes operadores.

Tomás Lynch atuou pela primeira vez como moderador do Fórum Público de Políticas, instância em que 9 propostas foram apresentadas.  Também, Sergio Rojas e Carlos Martínez do LACNIC, apresentaram os desafios envolvidos na implementação de transferências Inter-RIR (política 2019-1) que começara a reger no m de julho do próximo ano.

A abertura do espaço LACNOG ficou por conta de Erika Vega, Lía Solís e Lucimara Desiderá. As sessões começaram com a apresentação do Keynote speaker Igor Giangrossi da Nókia: 5G: a perspectiva de um engenheiro em IP, na que falou sobre a evolução da rede móvel, sua arquitetura, as inovações introduzidas pela 5G e como elas afetam os requisitos da rede IP.

As sessões do LACNOG incluíram questões como o roteamento, route leaks, novidades do IPv6, MANRS, entre outras. Confira todas as apresentações do LACNOG aqui.

Pela primeira vez em um evento do LACNIC, foi realizado um Fórum de LEAs (agências de aplicação da lei), com a participação de membros das Csirts regionais, da Equipe Cymru (organização global especializada em segurança cibernética) da Interpol e da Direção de Investigações Policiais do Panamá, entre outros. No âmbito desta reunião, os diferentes atores identificaram que a comunicação, o conhecimento e a confiança gerados são essenciais para o gerenciamento correto dos incidentes de segurança.

O Projeto FORT, uma iniciativa conjunta entre o LACNIC e NIC México para fortalecer a segurança de roteamento e proteger a liberdade da Internet na região, foi abordado de diferentes ângulos durante o evento. Augusto Mathurin divulgou uma análise dos recentes eventos e incidentes de roteamento na América Latina, enquanto Gerardo Pias compartilhou instrumentos que ajudam a detectar, mitigar e tomar decisões perante os incidentes de roteamento.

Outra iniciativa de colaboração, dessa vez entre o LACNIC e o RIPE NCC, foi apresentada no âmbito do evento: A Inforedes, uma plataforma para busca de dados e informações de recursos da Internet na região e no mundo. Convidamos vocês a explorarem a plataforma aqui.

No encerramento do evento foi feito o anúncio da sede do LACNIC33, que será na cidade de Cali, na Colômbia. O evento vai acontecer de 4 a 8 de maio de 2020 no Centro de Eventos Valle del Pacífico, com o apoio da Emcali.