• Newsletter

  • Boletim informativo de LACNIC para a comunidade da Internet

Eventos

Feed
Cambiar tamaño de fuente:

30/07/2019

LACNIC 32 LACNOG 2019 amplia a sua oferta de tutoriais

Com importantes novidades foram abertas as inscrições para o evento LACNIC 32 – LACNOG 2019  que acontecerá na Cidade do Panamá, do dia 7 ao dia 11 de outubro.

Uma das mudanças mais importantes do próximo evento do LACNIC é a redistribuição dos tutoriais durante a semana que permite ampliar a oferta de capacitação, uma sugestão que surgiu a partir da pesquisa de satisfação feita nos últimos eventos do LACNIC. Além disso, será realizada uma nova edição do Hackathon do LACNIC. Veja o detalhamento da agenda aqui.

Tutoriais.  Além das mudanças na agenda, haverá também novidades nos tutoriais que serão ministrados no Panamá. Pela primeira vez será realizado um tutorial sobre as melhores práticas de Segurança para Sistemas Autônomos, ministrado pelos instrutores Eduardo Barasal Morales, Tiago Jun Nakamura e Antonio Marcos Moreiras. Orientado a administradores de redes, este tutorial explorará sobre os incidentes de segurança mais frequentes e seus instrutores demonstrarão como se pode proteger um Sistema Autônomo, usando técnicas de hardening de equipamentos e boas práticas de segurança.

Por sua vez, o tutorial do IPv6 avançado incluirá quatro etapas bem distintas. Na primeira serão expostos os guias mais relevantes, com exemplos práticos de planos de numeração para operadores. Já a segunda e a terceira etapa serão sobre os aspectos mais importantes para o desdobramento do IPv6 em redes de Cabo (DOCSIS)e xDSL. Enquanto a quarta incluirá “hands-on” e repassará os denominados mecanismos de transição “IPv6-only and IPv4-as-a-Service”.

Outra novidade deste evento será a realização de uma ficina que visa ajudar os assistentes a se familiarizarem com o manual de políticas, documento público que inclui todas as políticas implantadas na nossa região e que determinam como o LACNIC deve gerir os recursos. Os participantes da oficina trabalharão em grupos monitorados pelos facilitadores, com os quais trocarão ideias e opiniões sobre as diferentes seções do manual.

Haverá também um tutorial sobre a administração dos recursos, em particular os do sistema Mi LACNIC, com o objetivo de otimizar suas funcionalidades (Subalocações, Delegação de rDNS, Administração de Usuários, etc.), bem como de mostrar os novos serviços (gestão de pagamentos e sistema de certificação de Recursos).

Hackathon. O segundo hackathon organizado pelo LACNIC virá carregado de projetos inovadores, nos quais a comunidade e os associados têm demonstrado interesse historicamente: o API do Mi LACNIC, o modo  delegado de RPKI (up/down) e o IRR. Além disso, haverá um concurso para que a comunidade possa propor temas e projetos para serem desenvolvidos durante a atividade.

Embora os hackathons geralmente reúnam grupos de pesquisadores, desenhadores, programadores, analistas de dados e testers, junto a líderes de projetos (Champions), o hackathon do LACNIC será aberto a participantes que não possuam especificamente essas habilidades.

A participação é sem custo e o cadastramento estará aberto em breve e será independente do LACNIC 32.

Descontos nas passagens. O LACNIC assinou acordos com a Copa Airlines e com a Avianca para que os participantes do LACNIC 32 LACNOG 2019 obtenham até 15% de desconto nas suas passagens para o Panamá. Ver detalhamento e condições aqui.

Cadastre-se ao evento aqui.