LAC-IETF: contribuições para padrões da Internet provenientes da América Latina

05/11/2014

LAC-IETF: contribuições para padrões da Internet provenientes da América Latina

O Internet Engineering Task Force (IETF) é um grupo de engenharia de trabalho onde são desenvolvidos os padrões para a Internet, em nível de aplicação, transporte e segurança da rede. A região tem contribuído para essa organização global graças à participação de especialistas da América Latina e o Caribe.

Álvaro Retana, engenheiro da Cisco e integrante do IETF, afirmou a LACNIC News que “tudo o que está acontecendo hoje e o que irá acontecer na Internet é o resultado de padrões que têm sido desenvolvidos no IETF”.

Durante o recente evento LACNIC 22 LACNOG 2014 no Chile, foi realizado o Fórum LAC IETF a fim de impulsionar a participação da região no Internet Engineering Task Force.

O que está acontecendo no IETF?

O IETF está em constante evolução. Agora estamos trabalhando em questões como atingir maior segurança e disponibilidade da rede, bem como em aspectos relacionados ao crescimento da rede, como, por exemplo, a implementação do IPv6. Um trabalho muito interessante tem sido ver como fazemos para que a rede possa crescer mais rápido e ao mesmo tempo suportar alguns tipos de ataque.

Vemos esforços específicos para que os protocolos sejam mais resistentes ao monitoramento, esforços sobre a segurança do DNS, o roteamento, para poder manter intacta toda a infraestrutura crítica da Internet.

O que é o LAC IETF?

Há um ano que, através de LACNOG, estamos tentando aproximar as pessoas da região a participarem nos processos de padronização do IETF. Temos realizado várias atividades a nível regional para fazer conhecer o IETF e conseguir assim uma maior participação, tanto à distancia quanto presencial. Um dos objetivos importantes é a reunião do IETF que será celebrada em 2016 na América Latina para a qual esperamos uma participação local maior e mais constante e assim aproveitar o potencial existente na região.

Quais são os argumentos que você pode dar às pessoas para participarem desse tipo de reuniões?

O IETF trabalha quase todo o ano à distância, e apenas tem três reuniões presenciais. A participação e o trabalho são feitos através de listas de correio. Por isso qualquer pessoa pode participar, aportar suas ideias, comentar ideias existentes, propor mudanças ou melhorias. O interessado somente tem que se inscrever em uma lista de correio e, depois disso, fazer suas contribuições.

Subscribe
Notify of

0 Comments
Inline Feedbacks
View all comments