Kimberly Claffy, membro do Salão da Fama da Internet, falará no LACNIC 34 LACNOG 2020

22/09/2020

A medições são fundamentais para construir uma Internet melhor. Esse será o tema da conferência que Kimberly Claffy, ilustre engenheira em temas relacionados à cartografia e topografia da Internet, compartilhará com a audiência do LACNIC 34 LACNOG 2020 na terça-feira, 6 de outubro após a abertura oficial do evento.

Fundadora e diretora do CAIDA (Center for Applied Internet Data Analysis) da Universidade de San Diego nos Estados Unidos, KC Claffy se especializou em medições da Internet e, principalmente, em como as estimativas de tráfego funcionam e sua importância para a arquitetura, o desenvolvimento e segurança da rede.

Membro do Salão da Fama da Internet e vencedora do Prêmio Jonathan B. Postel, Claffy trabalha há anos na dinâmica do tráfego da Internet mapeando e medindo dados em um esforço para compreender o comportamento dinâmico da Internet para que ela seja uma ferramenta de comunicação segura e confiável.

O CAIDA realiza projetos sofisticados, por exemplo, tentar determinar o grau de interconexão dos sistemas autônomos e depois publicar esses dados para que o restante das organizações use as informações a fim de melhorar a segurança da Internet.

Durante o evento, KC Claffy tentará responder ao público algumas perguntas: como fazer medições na Internet ajuda a ter uma Internet melhor? Por que você acha que gerenciar projetos de medição leva a melhorar a Internet? Será que realmente temos uma Internet ponta a ponta?, entre outras questões.

Projeto Spoofer. Um dos projetos de maior impacto de KC Claffy é tentar minimizar a suscetibilidade da Internet aos ataques DDoS com base no tráfego com endereços de origem falsos (spoofed). Neste sentido, o CAIDA está desenvolvendo o projeto Spoofer, ferramentas de software de código aberto para avaliar e reportar sobre a implementação das melhores práticas anti-spoofing de validação de endereços de origem.

Desenvolveram e deram suporte a um novo sistema de medição e análise de spoofing para Windows, MacOS e sistemas semelhantes a UNIX que testa periodicamente a capacidade de uma rede de enviar e receber pacotes com endereços IP de origem falsificados (pacotes falsificados). Os resultados desta pesquisa permitem analisar as características das redes que implementam a validação do endereço de origem.

Inscreva-se aqui para participar desta apresentação e do evento.

Suscríbete para recibir mensualmente las últimas novedades en tu mail Click here to subscribe and monthly receive the latest news in your inbox. Inscreva-se aqui para receber mensalmente as últimas novidades no seu e-mail