• Newsletter

  • Boletim informativo de LACNIC para a comunidade da Internet

Eventos

Feed
Cambiar tamaño de fuente:

19/03/2019

Andina Link: Grande interesse por serviços de LACNIC

Tanto a presença de colabores da organização, quanto a do estande informativo do Registro Regional da Internet durante a última edição de Andina Link, uma feira internacional de telecomunicações e tecnologia convergente, geraram um grande interesse pelos serviços de LACNIC. O evento reuniu durante três dias cerca de 1.700 representantes de 34 países da indústria das TIC em Cartagena de Índias, Colômbia.

Oscar Robles, Diretor Executivo de LACNIC, falou na abertura da Andina Link e no painel Desafios da modernização regulamentar na região. Nesta instância, Robles enfatizou que “é preferível desregulamentar em vez de regulamentar”, levando em conta as características e os desafios de cada país na América Latina e o Caribe. “É hora de assumir que o modelo mudou”, afirmou Robles.

O Diretor Executivo de LACNIC informou que os recursos de endereços IP da organização estão disponíveis para todos os provedores de conteúdo para abordar a convergência de serviços.

Neste painel foi discutida a importância de modernizar a legislação sobre as TIC na América Latina e o Caribe, e se a lei deve ou não incluir estratégias para promover a indústria e o mercado digital.

A Andina Link posicionou-se como um dos pontos de encontro da indústria das telecomunicações na América Latina, da qual, entre outros, participa um número significativo de ISPs da região.

O estande de LACNIC, a cargo de Rodrigo Zambrana, Analista de Recursos de LACNIC, tornou-se um ponto de atração dos visitantes da Andina Link. Lá, os representantes dos ISPs levantaram muitas preocupações sobre o funcionamento do Registro de Endereçamento da Internet para a região, e sobre como as organizações podem acessar diretamente os pacotes de endereços.

“Foi surpreendente o número de organizações que vieram consultar, principalmente porque queriam obter endereços IPv4”, disse Alejandro Acosta, Coordenador de I+D de LACNIC, que também expôs nos painéis TELCOS e Provedores de Conteudos e Como LACNIC gerencia os endereços IP dos WISPs?

As consultas sobre pedidos de recursos estiveram focadas em problemas reais de pequenos ISPs que não são membros de LACNIC, e que têm dificuldades em acessar endereços.