Fórum público de políticas: nove propostas discutidas no LACNIC 35

19/05/2021

Foram discutidas e analisadas nove propostas de políticas para a administração dos recursos numéricos da Internet, durante o Fórum Público de Políticas online realizado no evento LACNIC 35.

O número de propostas fez com que o Fórum fosse realizado em duas sessões (terça e sexta) com uma nova dinâmica na qual foi permitido a abertura do microfone da ferramenta Zoom, para que todos os participantes expressassem a sua opinião. Também foi mantida a possibilidade de realizar comentários pelo chat. O formato permitiu dar maior agilidade e dinâmica à discussão no Fórum, co-moderado Tomas Lynch e Ariel Weher.

No começo da atividade, ambos os moderadores incentivaram à comunidade a participar do impulso de novas propostas. “Queremos convidá-los a participarem do seu próprio lugar, quer seja que trabalhem para uma grande corporação que ofereça serviços de conectividade ou que simplesmente sejam usuários finais interessados em promover melhorias para o nosso manual de políticas”, afirmou Weher.

As políticas. Após revisar o Processo de Desenvolvimento de Políticas do LACNIC (ver gráfico), Weher lembrou que no Fórum “não se vota uma política, mas sim busca-se atingir um consenso” e no caso do formato online, mede-se a temperatura da sala.

 “Entende-se que uma proposta atingiu consenso quando há apoio significativo de opiniões, após uma discussão ampla e que não subsistam objeções técnicas irrefutáveis”, acrescentou um dos moderadores do Fórum.

As nove propostas discutidas forma:

  • LAC-2020-1: Adicionar IPV6 operativo como requisito para as transferências de IPv4 v4, impulsionada por Fernando Frediani.
  • LAC-2020-3: Análise de Impacto é obrigatório v2, proposta por Jordi Palet.
  • LAC-2021-1: Modificar o ponto “2.3.2.19 e 4.3 Inclusão do ASN originador no WHOIS quando estiver disponível”, apresentada por Sergio Rojas.
  • LAC-2021-2: Não Competição de Propostas de Jordi Palet.
  • LAC-2020-6: Várias mudanças do PDP v2, também de Jordi Palet.
  • LAC-2020-9: Eleição Moderadores PDP v3, de Ricardo Patara
  • LAC-2019-7: Procedimento Eleitoral (Moderadores PDP) v7 de Jordi Palet
  • LAC-2020-10: Facultar  receptores de blocos delegados para firmar ROA de Hernán Moguilevsky.
  • LAC-2020-4: Ajuste nas Funcções da Diretoria v2, proposta por Jordi Palet.

No encerramento do Fórum foi apresentado o resultado do processo de eleição eletrônica para o cargo de co-moderador do Processo de Desenvolvimento de Políticas do LACNIC, onde foi eleito Tomás Lynch para exercer o referido cargo durante o período 2021 a 2023.