Especialistas internacionais se reunirão em outubro para a Semana da Internet da Guiana

29/09/2017

Por Gerard Best

Especialistas da Internet do mundo todo se reunirão em Georgetown no mês de outubro para participar da Semana da Internet da Guiana, uma conferência de tecnologia de alto nível focada em questões de desenvolvimento nacional e regional.

A reunião é organizada conjuntamente pelo Ministério das Telecomunicações Públicas da Guiana, o Registro de Endereçamento da Internet para a América Latina e o Caribe (LACNIC), o Grupo de Operadores de Redes do Caribe (CaribNOG), a Internet Society (ISOC), a Corporação da Internet para a Designação para Nomes e Números (ICANN) e a União das Telecomunicações do Caribe (CTU).

Internet Week Guyana irá aproveitar a experiência de diferentes organizações globais da Internet para abordar os desafios locais e regionais enfrentados pelo desenvolvimento da Internet “, disse Kevon Swift, diretor das relações estratégicas e da integração de LACNIC, uma organização que designa e gerencia os recursos de numeração da Internet na América Latina e o Caribe.

Este evento que vai ter uma duração de cinco dias, começa em 9 de outubro com um Dia de Sensibilização sobre Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) no qual serão apresentadas as questões que depois serão tratadas durante a semana.

Em 10 de outubro, a ISOC e ICANN vão liderar conjuntamente um Dia da Governança da Internet, focado no estabelecimento do Fórum Nacional da Governança da Internet (IGF) da Guiana.

“As discussões sobre a Governança da Internet vão além das questões técnicas. Também estão focadas nos aspectos legais, econômicos, de desenvolvimento, socioculturais, de direitos humanos e de segurança. Os IGF nacionais são muito importantes porque dão à comunidade local a oportunidade de discutir os desafios locais e —ainda mais importante— a possibilidade de buscar soluções concretas a estes desafios”, disse Shernon Osepa, gerente do Escritório de Assuntos Regionais para a América Latina e o Caribe da ISOC.

O Dia da Governança da Internet também estará focado no impacto do novo programa de domínios genéricos de nível superior.

Em 11 de outubro, CaribNOG vai celebrar o Dia da Segurança Cibernética que irá abordar uma variedade de assuntos relacionados com o cibercrime e melhores práticas para as redes. Em abril, CaribNOG e a Comissão de Serviços Públicos de Belize organizaram um simpósio nacional de segurança cibernética na cidade de Belize que durou uma semana e atraiu representantes da polícia, forças armadas, judiciário e comunidade legal, governo e setor privado.

“A segurança cibernética é uma prioridade para o Caribe todo. À medida que a região confia cada vez mais nas tecnologias baseadas na Internet, é necessário gerar mais capacidade para proteger nossas redes e sistemas informáticos”, disse Bevil Wooding, diretor executivo de CaribNOG e diretor de extensão para o Caribe no Registro Americano de Números da Internet (ARIN).

Em 12 de outubro, LACNIC realizará um fórum aberto para discutir os benefícios do IPv6, o protocolo da Internet que resolve o problema do esgotamento de recursos de numeração não designados na região e no mundo.

A conferência finaliza em 13 de outubro com um Dia da Juventude TIC organizado pela CTU. Os jovens poderão aprender uma variedade de habilidades digitais úteis aproveitando a presença de numerosos profissionais experientes.

Todos os eventos da Internet Week Guyana são gratuitos e abertos para o público. Para registrar-se e obter mais informações, acesse http://onthemove.lacnic.net/internet-week-guyana ou bem, entre em contato pelo e-mail onthemove@lacnic.net.

 

Suscríbete para recibir mensualmente las últimas novedades en tu mail Click here to subscribe and monthly receive the latest news in your inbox. Inscreva-se aqui para receber mensalmente as últimas novidades no seu e-mail