Encerramento LACNIC 36 LACNOG 2021

28/10/2021

Encerramento LACNIC 36 LACNOG 2021

No encerramento do destacado LACNIC 36 LACNOG 2021 já foi vislumbrado o próximo encontro da comunidade da Internet da América Latina e o Caribe, que acontecerá em maio de 2022, certamente na mesma modalidade híbrida.

Jorge Villa, integrante do Comitê de Programa do LACNOG, destacou que a semana do LACNIC 36 LACNOG 2021 foi um evento muito bom. “Este ano conseguimos realizar um evento híbrido, e parece que essa será a modalidade pela qual continuaremos realizando eventos até voltarmos à normalidade”, afirmou Villa.

A proposta híbrida, com speakers presenciais em Montevideu (Uruguai) e Pergamino (Argentina), é um bom exemplo do que pode acontecer no futuro.  “Vamos levar em conta para as próximas edições”, apontou Villa.

Em relação ao encontro, o integrante do Comitê de Programa do LACNOG destacou o festival de ROAs, bem como o Tutorial de BGP e as experiências do que acontece no dia a dia de um operador de redes. “A partir de hoje, comecem a copilar suas ideias e vivências para compartilharem nas próximas edições do LACNIC”, acrescentou Villa.

Dentre os temas principais a serem afrontados este ano, sinalizou a infraestrutura da Internet, a operação de redes, IPv6, o roteamento e a segurança de rotas.

Para concluir, instou as mulheres da comunidade a conseguirem uma maior participação, já que realizam um excelente trabalho. “Conheço muitas, disse Villa – Tomara que elas se animem a apresentar suas propostas nos próximos anos.”

Por sua vez, Alejandro Guzmán, presidente da Diretoria do LACNIC, frisou o alto número de participantes em uma semana de painéis, tutoriais e apresentações técnicas.

Um ponto alto da reunião, disse Guzmán, foi a entrevista a Vint Cerf, um dos pais da Internet, quem falou dos fatores técnicos que foram considerados para o desenvolvimento da Internet. Nesse espaço mais de 230 pessoas da comunidade deram seu feedback ao vivo sobre quais consideram que são os fatores de sucesso da Internet neste momento, segundo seu ponto de vista: escalabilidade, flexibilidade, inovação, colaboração, foram as palavras mais mencionadas.

Guzmán também se referiu ao anúncio da segunda edição do Programa de mentoria do LACNIC para mulheres técnicas, assim como ao Fórum Público de Políticas, no qual, junto aos moderadores, tentou-se facilitar a interação e inovar para que todos os associados da comunidade possam participar e dar seu parecer sobre as propostas apresentadas.

Finalmente, Guzmán convidou todos a participarem do LACNIC 37 que acontecerá de 2 a 6 de maio de 2022. “A ideia é que possa ser híbrido e em Cali, na Colômbia; obviamente estará condicionado à evolução da situação sanitária”, concluiu o presidente da Diretoria do LACNIC.