Destacado Hackathon Panamá 2019

28/11/2019

Destacado Hackathon Panamá 2019

Ávidos por trabalhar de forma colaborativa e compartilhar seus conhecimentos com a equipe, cerca de 40 técnicos da região participaram do Hackathon Panamá 2019, no âmbito do evento LACNIC 32 em Ciudad de Panamá.

O encontro possibilitou complementar vivências e habilidades para aprimorar projetos de software desenvolvidos e impulsionados pelo LACNIC. Este hackathon teve a particularidade de conseguir absorver habilidades além da programação, o que permitiu a participação de mentes valiosas que trabalharam de forma colaborativa. Os participantes – que chegaram de 14 países – tiveram a possibilidade de ampliar seus conhecimentos técnicos, contribuindo com ideias relacionadas aos desafios propostos.

Inspirados pelos champions -Carlos Ortiz, Gonzalo Piriz, Yazmin Suárez, Gerardo Rada, Gerardo Pias, Franco Micalizzi e Carlos Martínez- os participantes formaram equipes e trabalharam com liberdade nos desafios propostos pela organização: os projetos UP Down y RPKI, Eventos, API Mi Lacnic e IRR Routing

Após três dias de enriquecedores intercâmbios e aperfeiçoamento dos projetos, a vencedora foi a equipe liderada por Gerardo Rada que trabalhou no desafio IRR Routing, com um total de 76 pontos. No segundo lugar ficou o grupo UP/DOWN com 63 pontos, liderado por Carlos Ortiz, o terceiro lugar foi para a equipe que contribuiu com novas ideias para a API de MiLACNIC, coordenada por Yasmín Suárez, com 56 pontos, e o quarto lugar foi para Eventos de Gonzalo Piriz, com 44 pontos.

 “Trabalhamos durante três dias um total de 16 horas, junto a 40 participantes, dos quais 38 ficaram até o final da atividade. Isso nos deixou muito contentes. Fomentamos a interação e o aprendizado de novas tecnologias, o qual foi uma das motivações mais destacadas durante este Hackathon, uma vez que os participantes descobriram como estas tecnologias funcionavam”, afirmou Gerardo Rada, coordenador da atividade.

De acordo com as avaliações feitas depois do hackathon, as expectativas dos participantes foram gratamente superadas. Para os participantes foi uma prática agradável, desenvolvida em um ambiente confortável e sossegado.

Dentre os aspectos positivos mais destacados pelos participantes, está a oportunidade de conviver com pessoas de outras nacionalidades que possuem múltiplas habilidades e vivências. Além disso, salientaram que o fato de terem participado serviu para seu desenvolvimento profissional, gerando contatos e benefícios.

Podcast Hackathon. Uma das novidades deste segundo Hackathon do LACNIC foi a criação de um espaço de promoção e propagação com um podcast experimental titulado ”Bones Internet Podcast”, que reuniu as entrevistas dos champions, no começo, durante e no final da atividade para explicar o contexto de cada um dos desafios. O objetivo foi utilizar este espaço para a geração de conteúdos audiovisuais que registrassem as vivências do Hackathon.

Obtenha mais informação sobre o Hackathon aqui e ouça o podcast aqui.