Destacada reunião da comunidade de LACNIC em Lima

01/06/2015

Lima viveu o primeiro encontro anual da comunidade de LACNIC desse ano. Mais de quinhentos profissionais e líderes de organizações, empresas, governos e universidades da América Latina e o Caribe participaram dos fóruns e debates do LACNIC 23, merecendo especial destaque a visita de Fadi Chehadé, presidente e CEO da ICANN, e as discussões da comunidade sobre a Transição da Custódia das Funções da IANA.

A reunião do LACNIC23 também serviu como impulso para a implantação do protocolo IPv6 na região, um aspecto crucial para o desenvolvimento da Internet. Nesse sentido, o Fórum Latino-americano do IPv6 (FLIP 6), realizado durante o LACNIC23, fomentou entre os presentes a adoção do protocolo IPv6 através da troca de experiências obtidas na implementação de serviços e aplicativos baseados nesse protocolo.  Lá foram expostas experiências de segurança, casos de negócio, redes corporativas, banda larga móvel e técnicas de transição em relação ao novo protocolo IPv6 (Veja apresentações no seguinte link: http://www.lacnic.net/web/eventos/lacnic23-foro-flip6).

Visita de destaque. Outro dos fatos de destaque foi ter contado com a presença, entre os mais de 500 participantes, do presidente e CEO da ICANN, Fadi Chehadé, em sua primeira aparição em eventos de um Registro Regional da Internet.

A Diretoria de LACNIC e seu diretor executivo Oscar Robles Garay mantiveram reuniões muito proveitosas com Chehadé, em um momento chave do processo de transição da custódia das funções da IANA.

Além disso, Chehadé ofereceu uma conferencia no auditório principal do LACNIC23, apenas horas depois de conhecer-se a nível mundial a notícia de sua renúncia ao cargo de CEO da ICANN a partir de março de 2016.

O diretor executivo de LACNIC agradeceu a presença do CEO da ICANN na reunião da comunidade da América Latina e o Caribe. “Tivemos a honra de ter trabalhado conjuntamente com Fadi na defesa dos princípios fundamentais da Internet, compartilhados por nossas organizações em instâncias chave para a história da Internet com é o processo da transição da custódia das funções da IANA”, apontou Robles.

Salientou o compromisso do CEO da ICANN com “a vigência e promoção do Modelo Multistakeholder da Governança da Internet” e considerou que esse aspecto tem sido fundamental “juntamente com a sua energia e tempo dedicado especialmente para liderar a fase final do processo”.

Ao mesmo tempo, o Presidente da Diretoria de LACNIC, Oscar Messano, qualificou de “ótima” a visita do CEO da ICANN, e reconheceu “a sua gestão em momentos tão importantes como a transição da custódia das funções da IANA, processo em que LACNIC e sua comunidade encontram-se decididos a dar continuidade através dessa fase final na elaboração da proposta de nossa comunidade”.

Do outro lado, Rolando Toledo, diretor executivo da Rede Científica Peruana, co-organizador da reunião de LACNIC em Lima, salientou como positiva a volta ao Peru da comunidade da Internet da região para fortalecer o processo de implantação do novo protocolo da Internet, o IPv6, após o esgotamento do IPv4.

No encerramento do evento, foi anunciada a celebração do próximo encontro LACNIC24/ LACNOG 2015 em Bogotá de 28 de setembro a 2 de outubro desse ano.

Suscríbete para recibir mensualmente las últimas novedades en tu mail Click here to subscribe and monthly receive the latest news in your inbox. Inscreva-se aqui para receber mensalmente as últimas novidades no seu e-mail