Cresce a implementação do IPv6 e do RPKI na região do LACNIC

12/05/2021

Cresce a implementação do IPv6 e do RPKI na região do LACNIC

Um de cada quatro pacotes de Internet que circula na América Latina e no Caribe é do protocolo IPv6, já no caso do RPKI (sistema que ajuda os provedores da Internet a verificar o direito de uso de um recurso) a cifra de certificação atinge 33,5% dos ASN do LACNIC, informou seu diretor executivo, Oscar Robles, durante sua apresentação no LACNIC 35.

Segundo o gráfico apresentado por Robles, a implementação do IPv6 teve um crescimento constante na região, com maior ênfase a partir de agosto do ano passado com o esgotamento do IPv4.

Estado de implementação do IPv6 e do RPKI na LAC

Robles sinalizou que o esgotamento aumentou todos os tipos de solicitações, bem como as transferências de endereços, e afirmou que 2021 começou com “a maior atividade na história do LACNIC”. Nesse sentido, chamou de “boas notícias” a quantidade de solicitações de endereços, já que demonstra que a atividade se mantem com força na comunidade do LACNIC.

No último ano, a organização responsável por administrar os recursos numéricos da Internet na LAC conseguiu 1.527 novos associados. Até a data de hoje, o LACNIC conta com um total de 11.840 associados.

Transferências IPv4. O diretor executivo do LACNIC apresentou um balanço sobre as transferências de endereços IPv4 dentro da região e com os restantes RIRs. Conforme os dados do balaço líquido, a Argentina aparece como o país que cedeu mais endereços (100K) e o México o que mais recebeu (52K) nas transferências efetuadas dentro da região do LACNIC. Por sua vez, a Argentina também aparece como o país que mais cede IPs (28K) e os EUA é o que mais recebe (25K) nas transferências realizadas entre o LACNIC e outros RIRs.

Por outro lado, Robles salientou como elemento significativo e importante que o serviço do LACNIC – medido através da pesquisa bi-anual da consultora internacional MARCOPLUS – atingiu 98% de satisfação geral, uma cifra recorde na história do LACNIC.

Em resumo, sinalizou que 2020 foi um ano desafiante no meio de muita incerteza, onde o LACNIC provou a sua capacidade de resiliência e atendimento às responsabilidades de forma criativa e responsável, tanto com seus colaboradores, como com seus associados e com a comunidade toda.

Distribuição do tempo da Diretoria 2020

Por sua vez Alejandro Guzmán, presidente da Diretoria do LACNIC, afirmou durante a sua apresentação no LACNIC 35 que o maior tempo de trabalho da Diretoria está relacionado a temas de impacto direto na comunidade. Quase um terço do tempo das reuniões da Diretoria é dedicado a assuntos relacionados com a comunidade, como por exemplo a ratificação de políticas, a participação da comunidade nas discussões dessas políticas, e o que essa política implica para o LACNIC, bem como seu impacto na comunidade. Outro aspecto tem a ver com os planos para os eventos do Staff, os resultados da avaliação de cada uma dessas reuniões e o apoio para futuras reuniões.

Subscribe
Notify of

0 Comments
Inline Feedbacks
View all comments