Colômbia recebe especialistas da comunidade técnica da Internet

04/04/2022

Colômbia recebe especialistas da comunidade técnica da Internet

Os principais especialistas em tecnologias da informação da América Latina e do Caribe, representantes técnicos e profissionais de empresas de telecomunicações, academia e governos, terão um encontro em Cali, na Colômbia, de 2 a 6 de maio no âmbito do evento LACNIC 37. O LACNIC é o registro de endereços da Internet da América Latina e do Caribe e administra os recursos numéricos (endereços IP) em 33 territórios da região, impulsionando o desenvolvimento e o crescimento da Internet.

O evento será realizado na modalidade híbrida (presencial e online) no Centro de Eventos Valle del Pacífico, na cidade de Cali, e será hospedado pela EMCALI

Um dos pontos fortes do LACNIC 37 será o Fórum Técnico do LACNIC, onde profissionais de diferentes organizações e empresas apresentarão trabalhos com novas experiências sobre cibersegurança, IPv6, DNS, Internet das Coisas, interconexão, operação de redes, entre outros.

O programa de cinco dias de atividades inclui a análise da interconexão de redes no Fórum de Peering da América Latina e do Caribe e procura facilitar a torca de tráfego local entre os peers

Aos treinamentos dos tutoriais sobre IPv6, Administração de Recursos e Interconexão, Cali adicionará treinamento em segurança com um seminário FIRST, um fórum de discussão onde os especialistas compartilham informação sobre vulnerabilidades, incidentes e ferramentas relacionadas aos equipamentos de resposta a incidentes e segurança.

LACNIC 37 também terá um espaço orientado aos desafios dos provedores de serviços de Internet regionais. Na aliança com a LAC-ISP, será organizada uma atividade direcionada ao ISP que opera em um departamento ou estado específico, em regiões de difícil acesso, através da tecnologia wireless e/ou fibra ótica de última milha, que prestam atendimento a aproximadamente 2.000 assinantes.

Por sua vez, a agenda do evento inclui um encontro dos Grupos de Resposta a Incidentes de Segurança da LAC, um espaço de troca que busca fortalecer a região na prevenção e mitigação do Impacto de incidentes de segurança informática.

Especial Colômbia. A agenda do LACNIC 37 reservou uma sessão especial para debater sobre a operação da Internet na Colômbia, os desafios e as possíveis soluções baseadas na introdução de melhores práticas e padrões. Indicada a provedores de Internet, provedores de conteúdo, universidades, redes acadêmicas e redes de governo, entre outras empresas que operam redes ou fazem parte do ecossistema da Internet da Colômbia. A previsão é abordar as dificuldades que atingem a operação de redes no desenvolvimento da Internet na Colômbia, bem como a situação da interconexão local nas principais cidades, as barreiras e os desafios para a implementação do IPv6, os principais incidentes detectados e as melhores práticas recomendadas em segurança de roteamento.

Inscreva-se aqui para participar.

Subscribe
Notify of

0 Comments
Inline Feedbacks
View all comments