Chamada para apresentação de trabalhos no Fórum Técnico de LACNIC

30/01/2018

Até 6 de fevereiro, está aberta a chamada para apresentação de trabalhos no Fórum Técnico de LACNIC (FTL) que irá acontecer no evento LACNIC 29, a ser realizado de 30 de abril a 4 de maio no Panamá.

O fórum é o novo espaço dos eventos anuais de LACNIC criado para que a comunidade internacional apresente a suas experiências, trabalhos e iniciativas relacionadas com aspectos técnicos sobre o desenvolvimento da Internet na região da América Latina e o Caribe (https://goo.gl/bgMN7u).

Os trabalhos apresentados serão avaliados pelo Comitê de Programa do Fórum e os selecionados passarão a fazer parte da agenda oficial do Fórum Técnico de LACNIC.

O Comitê de Programa está integrado por representantes da comunidade (Azael Fernández, Fabián Mejía, Fernando Gont), de LACNOG (Jorge Villa e Tomas Lynch) e da equipe de LACNIC (Guillermo Cicileo, Alejandro Acosta e César Díaz).

As palestras para o Fórum Técnico devem estar relacionadas com o desenvolvimento da Internet na região, privilegiando os trabalhos sobre casos de sucesso e melhores práticas em operação de redes e experiências profissionais; arquitetura, dimensionamento, configuração e administração de redes IP; protocolos da Internet, operação e configuração de serviços DNS; aplicativos para usuários finais; serviços de valor agregado; troca de tráfego (Peering, IXP); conectividade regional (cabos submarinos e terrestres, necessidades atuais e futuras, papel dos governos); transição e implementação do IPv6; segurança e gerenciamento de dados de rede, mitigação de ataques; monitoramento, desempenho, medições e telemetria de redes; automação, evolução e convergência de redes; infraestrutura e transporte físico incluindo redes ópticas e sem fio; iniciativas para implementação e operação de projetos da Internet das Coisas (IoT); protocolos relacionados à Internet das Coisas (IoT); pesquisa e educação; programação; automação de tarefas nas redes e/ou serviços e redes autônomas.

O Comitê de Programa do Fórum avaliará as propostas entre 07 e 23 de fevereiro e os selecionados deverão apresentar o trabalho final entre 26 de março e 19 de abril. Para escolher os trabalhos finais, o Comitê levará em conta a originalidade, qualidade técnica, experiência, relevância, possibilidade de aplicação geral e importância do desenvolvimento.

Os selecionados para expor no evento de LACNIC 29 terão a inscrição para o evento coberta; no entanto, as despesas de passagem e hospedagem não estão inclusas.

As pessoas que precisarem ajuda econômica (hospedagem e/ou transporte) para assistir ao evento, poderão solicitar de forma independente uma bolsa através das chamadas que LACNIC realiza.

A aceitação de um trabalho para o FTL não garante em qualquer caso a obtenção da bolsa. Porém, será um aspecto que pode influenciar favoravelmente no processo de seleção dos bolsistas.

 

Suscríbete para recibir mensualmente las últimas novedades en tu mail Click here to subscribe and monthly receive the latest news in your inbox. Inscreva-se aqui para receber mensalmente as últimas novidades no seu e-mail