Capacitações técnicas no LACNIC 36 LACNOG 2021

14/09/2021

Capacitações técnicas no LACNIC 36 LACNOG 2021

LACNIC programou dois tutoriais e uma oficina para os participantes do encontro LACNIC 36 LACNOG 2021 que será realizado em formato híbrido de 11 a 15 de outubro.

As capacitações oferecidas no evento da segunda metade do ano abordarão Operação de redes IPv6, Interconexão e segurança no roteamento e um Concurso de criação de ROAs.

O tutorial de Operação de redes IPv6 será realizado na segunda-feira 11 de outubro, ministrado pelos instrutores Alejandro Acosta, Uesley Correa e José Cotúa. O curso estará orientado a promover redes IPv6 Only. Será completamente online e abordará diferentes mecanismos de transição como 464xLAT, NAT64/DNS64 e SIIT-DC. Como é de praxe, haverá uma parte expositiva e uma prática ao estilo show-room, onde os assistentes poderão apreciar ao vivo os mecanismos apresentados.

Na segunda-feira, também será realizado o tutorial de Interconexão e segurança no roteamento, com a coordenação de Erika Vega, Nicolas Antoniello, Santiago Aggio e Guillermo Cicileo. Os especialistas analisarão os fundamentos, as relações de negócios, aspectos técnicos da troca de tráfego, Peering e CDNs. A oficina pretende abordar onde fazer peering, que tipo de troca de tráfego usar, como analisar o tráfego da rede para tomar melhores decisões em relação à interconexão e onde registrar os sites e políticas de peering, assim como também abordará as boas práticas quanto ao uso de BGP em peering. Será feita também uma revisão das últimas ferramentas e das melhores práticas relacionadas com a segurança no roteamento da Internet.

A terceira atividade prevista para o LACNIC 36 será o Concurso de criação de ROAs. Trata-se de uma oficina convocada por WG de Routing, WG de Capacitação e WG de NOG do LACNOG, com apoio de ISOC, LACNIC e LAC-IX. Com o intuito de impulsionar a adoção do RPKI, este concurso é organizado para alentar as operadoras de rede e outras organizações a criarem ROAs (Route Origin Authorizations) para as suas redes durante a semana do evento.

A sessão acontecerá na quinta-feira para dar apoio à criação de ROAs e responder dúvidas dos participantes. É imprescindível contar com os dados de acesso que permitem criar ROA. As cinco pessoas com mais porcentagem de ROA adicionados durante a semana do evento receberão prêmios.

Todos os tutoriais serão através da plataforma Zoom e contarão com interpretação e transcrição simultânea para o inglês, espanhol e português.

Conheça mais detalhes da agenda do evento e inscreva-se aqui.

Subscribe
Notify of

0 Comments
Inline Feedbacks
View all comments