Cali receberá o evento da Internet mais relevante da região

27/02/2020

Cali receberá o evento da Internet mais relevante da região

LACNIC abriu o cadastro para participar de sua primeira reunião do ano em Cali, na Colômbia, onde a comunidade da Internet da América Latina e do Caribe será convocada para debater os últimos avanços tecnológicos e de segurança vinculados à rede.

Os interessados em participar do LACNIC 33 que se inscreverem antes do dia 4 de abril, terão desconto na matrícula. Os que quiserem assistir somente a alguns dias específicos, poderão acessar a opção One Day Pass.

A agenda do evento, que se desenvolverá do dia 4 ao dia 8 de maio no Centro de Eventos Valle del Pacífico, já confirmou os tutoriais e painéis mais importantes, que serão ministrados por reconhecidos especialistas e profissionais do mundo da Internet.

A implantação do protocolo IPv6 nos países da região, cuja penetração no usuário final da América Latina é de 19,5%, por debaixo da média mundial (29%), será um dos eixos principais de análise do encontro. O esgotamento dos endereços IPV4 no pool central do LACNIC já não deixa dúvidas às organizações de que devem dar andamento a seus projetos de expansão com o IPv6, para conseguirem assim, manter e aumentar o negócio na Internet.

Nesse sentido, este encontro oferecerá aos participantes um tutorial sobre o IPv6 Avançado, onde serão apresentados exemplos práticos de planos de numeração para operadores, bem como os aspectos mais importantes para a implantação do IPv6 nas redes FTTH, Cabo (DOCSIS) e xDSL.

Por outro lado, destaca-se o tutorial “Utilizando RPKI no modo delegado”, que permite aos associados do LACNIC operarem a sua própria autoridade certificadora sob a árvore RPKI do LACNIC, se assim desejarem. Desta forma podem automatizar operações de grande escala e administrar seu material criptográfico.

Durante o tutorial de BGP e de RPKI, especialistas da região apresentarão os conceitos fundamentais do protocolo BGP, assim como as orientações, práticas atuais e as tendências em segurança de roteamento, particularmente validação de origem, utilizando certificação de recursos (RPKI).

Terá também um papel de destaque na agenda a oficina sobre Peering, onde serão analisados os fundamentos, as relações de negócios e os aspectos técnicos da Troca de Tráfego, Peering e CDNs.

Durante o evento de Cali, acontecerá a terceira edição da RISE Conference e do Fórum Técnico do LACNIC , cuja convocatória para a apresentação de trabalhos ainda está aberta. Por outro lado, haverá uma sessão especial sobre a Internet na Colômbia, presente e futuro, onde serão debatidos, conjuntamente, a problemática e os desafios da operação de redes no país.

Conheça mais detalhes da agenda aqui.

Cadastre-se aqui.