Bogotá recebe um evento único na região

31/08/2015

Bogotá recebe um evento único na região

Um grande evento em que convergem seis reuniões relevantes que contarão com a presença dos especialistas em TIC mais importantes da América Latina e o Caribe. Assim vai ser o próximo grande encontro da comunidade da Internet da região programado para Bogotá (Colômbia) de 28 de setembro a 2 de outubro.

O encontro habitual de LACNIC da segunda metade do ano conjuntamente com o Fórum de Operadores de Redes da América Latina e o Caribe (LACNOG) vai adicionar durante essa semana reuniões de outras importantes organizações que contribuem para o desenvolvimento da Internet na região: FIRST, LACTLD, Capacitação em Governança da Internet, LAC-i-Roadshow. (http://www.lacnic.net/web/eventos/lacnic24)

Este encontro com características únicas na região vai ter um programa que integra oficinas de capacitação técnica em novas tecnologias, segurança e promoção para a adoção do IPv6; situação da Governança da Internet; gestão de incidentes em segurança informática; impacto do novo programa do gTLD (domínio genérico de nível superior); estabilidade da infraestrutura crítica da Internet; entre outras questões de destaque. Também haverá quatro dias de conferências e painéis de discussão sobre assuntos de atualidade e apresentações magistrais a cargo de importantes especialistas de nível internacional.

LACNIC 24 vai ter como eixo temático geral a implementação do IPv6 e vai estar focado no IPv6 como tecnologia habilitadora da Internet das Coisas (IoT por suas siglas em inglês), a interconexão digital de objetos do cotidiano com a Internet.

O fórum LACNOG 2015 vai trocar experiências na operação de redes e desenvolvimento da infraestrutura, e debater sobre questões de implementação técnica e práticas operacionais entre os integrantes desta comunidade.

O Fórum Global de Resposta a Incidentes e Equipamentos de Segurança (FIRST) será realizado no primeiro dia do evento, em 28 de setembro. Nele serão compartilhadas informações acerca das vulnerabilidades, incidentes, ferramentas e qualquer outra coisa que afete o funcionamento dos equipamentos de resposta a incidentes e segurança.

Durante LACNIC 24, a organização regional que reúne os ccTLD da América Latina e o Caribe vai realizar a sua assembleia de associados e uma oficina de políticas.

Também haverá uma mesa sobre a Governança da Internet organizada pela Colômbia para discutir os avanços sobre neutralidade na rede e questões relativas à liberdade de expressão na Internet.

Finalmente, organizado pela ICANN, vai acontecer o LAC-i-Roadshow, um espaço pensado para criar consciência na região sobre assuntos chave relacionados com a transição para o IPv6, o impacto do novo programa do gTLD e a segurança e estabilidade da infraestrutura crítica da Internet.

Subscribe
Notify of

0 Comments
Inline Feedbacks
View all comments