As quatro dimenssões do sucesso da Internet

25/05/2022

Por Lito Ibarra – SVNet

Publicação original aqui.

Após 52 anos de existência, a Internet continua sendo uma ferramenta que cada vez mais usuários adotam no mundo todo como seu assistente de trabalho, documentação, fonte de informação, veículo de entretenimento e muito mais, entregando-lhe sem medo boa parte de seu tempo profissional e pessoal, além de muita informação.

Em um estudo recente, comissionado pelo LACNC e APNIC, os registros de endereços na Internet para as regiões da América Latina e Caribe, Ásia e Pacífico, respectivamente, são identificados quatro princípios técnicos que fizeram com que o sucesso fosse possível, assim como a sustentabilidade e o crescimento que a Internet tem por mais de 50 anos.

Resumindo, os quatro princípios, que deram as pautas para o crescimento e a difusão técnica da Internet, são: Flexibilidade, Adaptabilidade, Resiliência e Escalabilidade. Sem bem já comentamos sobre alguns aspectos nos quais a Internet ficou curta, por razões válidas nesse momento, são muitas mais as características do seu desenho que lhe deu esse primeiro lugar dentro das ferramentas de apoio à humanidade.

Desde o começo

O relatório sinaliza os três desenhos que estiveram presentes desde o começo na Internet. Estes são: Arquitetura em camadas, Rede de redes e Princípios de extremo a extremo (layering, network of networks, end-to-end principles).

Internet escalou com sucesso o aumento da demanda de novos usuários e o uso tem sido flexível às novas tecnologias de redes subjacentes, adaptou-se também a novos aplicativos e o conjunto permaneceu resistente aos choques e as alterações.

Fonte: Estudo sobre fatores de sucesso da Internet. Tradução própria.

  • Internet é escalável em sua arquitetura técnica e em seus modelos operativos de negócios, o que permitiu crescer rapidamente e com poucas restrições em termos de números de usuários e de uso por usuário, enquanto as velocidades médias da Internet se mantêm em crescimento.
  • Internet é flexível a diferentes tipos de redes subjacentes, que vão desde redes óticas de alta velocidade a redes sem fio ad-hoc, cada uma delas adaptadas a diferentes requisitos de usuários, geografia e características socioeconômicas dos países, regiões e das pessoas.
  • Internet é adaptável no sentido de que continua apoiando aplicativos que estão surgindo constantemente, incluindo os serviços proporcionados historicamente por redes dedicadas (comunicações convergentes e difusão de serviços), bem como as recentemente digitalizadas redes de serviços, como banca online, saúde remota e viagem compartilhada.
  • Internet tem sido resistente a uma variedade de impactos, incluindo muito recentemente o aumento dramático do uso, alterações nos tipos de tráfego e o uso dos padrões resultantes da pandemia de Covid 19. Também demonstrou ser amplamente resistente aos golpes e desafios lançados a seus princípios de desenho subjacentes.

Com o crescente número de pessoas conectadas no mundo, a inovação contínua em aplicativos e serviços, a ampliação dos serviços oferecidos e os diferentes tipos de golpes e ameaças, é tranquilizador afirmar que a Internet se mantém preparada para o futuro.

As opiniões expressas pelos autores deste blog são próprias e não necessariamente refletem o ponto de vista da LACNIC. Leve em conta que este blog é regido por um código de conduta.

Suscríbete para recibir mensualmente las últimas novedades en tu mail Click here to subscribe and monthly receive the latest news in your inbox. Inscreva-se aqui para receber mensalmente as últimas novidades no seu e-mail