A Universidade Estadual de Campinas ganhou o desafio IPv6

18/05/2021

A Universidade Estadual de Campinas (UniCAMP) ganhou a nona edição do Desafio IPv6, uma iniciativa criada por uma comunidade técnica da região e com apoio do LACNIC para diferenciar o trabalho de organizações com o protocolo IPv6.

Azael Fernández, um dos integrantes do comitê avaliador do Desafio IPv6, destacou a qualidade dos trabalhos apresentados nesta edição, obrigando o júri a uma intensa troca de ideias para determinar os vencedores, bem como a realizar uma menção especial.

UniCAMP – a vencedora do desafio- apresentou um trabalho muito completo e um excelente relatório. Incluiu a atualização dos roteadores e um plano de endereçamento IPv6 com a implementação do protocolo em vários serviços. Além disso, utilizou diversos mecanismos de transição, dentre eles 464XLAT. A implementação incluiu VoIP, redes Wifi e monitoramento.

O segundo prêmio foi para a Top Communications da Venezuela. Trata-se de um pequeno ISP, principalmente da área do satélite. O IPv6 foi implementado na borda da sua rede e foram habilitadas várias redes LAN com cabos. Tiveram que corrigir seus anúncios BGP, realizar configurações e seu plano de endereçamento IPv6. Este ISP está a ponto de implementar uma rede de FTTH em GPON e graças ao Desafio está pronta para suportar IPv6.

O júri também decidiu efetuar uma menção honrosa a Redes e Assessorias do Mayab do México.

Fernández destacou que o trabalho das organizações na implementação do IPv6 não parou, a pesar da pandemia.