LACNIC

Eventos

A Aceitação Universal permitirá uma Internet mais inclusiva

29/10/2020

A Aceitação Universal – – Universal Acceptance- é um conceito que envolve os diferentes componentes da governança da Internet, para que os usuários possam navegar em seu idioma local, sinalizou Mark Datysgeld durante sua apresentação no âmbito do LACNIC 34 LACNOG 2020.

Membro do Conselho ICANN GNSO e mestre em Relações Internacionais, focado em Governança da Internet e os impactos da tecnologia na formulação de políticas públicas e privadas, Datysgeld dissertou sobre a compreensão da aceitação universal e o que isso implica.

A Aceitação Universal é o princípio de aceitar, validar, armazenar, processar e mostrar nomes de domínio e endereços de correio eletrônico de forma correta e uniforme em todos os dispositivos, sistemas e aplicativos. Trata-se de um requisito fundamental para fazer com que a Internet seja completamente multilíngue, onde os usuários do mundo todo possam navegar totalmente em seu idioma local, afirmou Datysgeld.

O especialista diferenciou o script da linguagem.  “O script é outra coisa muito específica. Um conjunto de elementos, bases ou símbolos definidos fazem parte de um script, porém há idiomas que possuem uma representação completamente diferente”, afirmou.

Apontou que as diferentes formas de se comunicar dependem das regiões e dos diferentes países. “ Como funciona a aceitação universal? Foi possível mediante criações de URL completas em outros caracteres”, acrescentou. Assegurou que existe uma estrutura de aceitação universal que concede a aceitação no navegador da estrutura web de javascript e a armazena em sua base de dados.

A Aceitação Universal é a melhor prática para que todos os aplicativos, dispositivos e sistemas que usam Internet possam processar todos os nomes de domínios e seus endereços de correio eletrônicos associados, independente ao idioma, código de escritura ou quantidade de caracteres.

Datysgeld contou os resultados de uma enquete global realizada com um grupo de especialistas nos 1000 sites web mais visitados do mundo. “Basicamente visitamos os 1000 scripts mais digitais do mundo e utilizamos o mais complexo. Utilizamos os arábicos e os resultados são muito interessantes, porque da primeira enquete do ano 2017 a uma de 2019, tivemos uma mudança em relação aos novos domínios que envolvem diferentes scripts”, disse o especialista da ICANN:

A implementação da Aceitação Universal por completo permitirá aos usuários com credenciais válidas aproveitar todos os benefícios da Internet. Muitas vezes esses impedimentos derivam em frustações e experiências díspares, ao mesmo tempo que limita a capacidade das organizações de se conectarem com seus usuários do mundo todo.

Datysgeld mostrou-se aberto para promover a UA e chamou a comunidade do LACNIC para que continuassem trabalhando em benefício de todos.