Para uma interconexão e peering mais seguros

18/04/2022

Para uma interconexão e peering mais seguros

O tutorial de Interconexão no LACNIC 37 analisará os fundamentos, relações de negócio e aspectos técnicos da troca de tráfego, peering e CDNs.

Com a participação de seis qualificados instrutores – -Erika Vega, Guillermo Cicileo, Massimo Candela, Silvia Chavez, Santiago Aggio y Nicolás Antoniello – o treinamento contará com meia jornada teórica e meia jornada prática. Esta última inclui um laboratório on-line para a realização de simulados e provas.

Erika Vega destacou que os participantes poderão aprender a usar ferramentas para efetuar a interconexão de forma segura. “No final do dia acreditamos que será possível gerar e receber tráfego através de uma rede mais segura, que é o nosso objetivo, além de entender outras considerações como a otimização das interconexões e possíveis reduções nos custos”, comentou Veja.

A instrutora sinalizou que um dos pontos chaves da capacitação é transmitir à audiência que devem ser conscientes do tráfego que recebem de outras redes. “Devemos visualizar de que forma podemos assegurar o tráfego quando fazemos peering”, acrescentou a instrutora.

Isso é possível, comentou, através do uso de assinaturas, certificados digitais e RPKI. Dessa forma entrega-se a informação confiável a outra rede, a fim de que possam entender que o remitente possui direito de uso desses recursos.

 “É um tutorial de interesse para todas as operadoras de rede e entidades que operam redes”, disse Vega.

A instância prática do tutorial contará com um laboratório virtual, onde os participantes poderão visualizar aspectos de segurança durante o tráfego, interconexão com outras operadoras, como é gerida a publicação por BGP de recursos IPv4 e IPv6, como detectar se há algum tipo de ataque na sua infraestrutura e o que poderia ser feito perante estes ataques. Fique por dentro de mais detalhes sobre a atividade e cadastre-se aqui.

Subscribe
Notify of

0 Comments
Inline Feedbacks
View all comments