Sistema de Certificação de Recursos para o México

29/02/2016

LACNIC acordou com Nic Mx a implementação nesse país de seu Sistema de Certificação de Recursos, o RPKI.

Este acordo irá habilitar mais de 200 organizações membros de Nic Mx para certificar diretamente seus recursos da Internet e assim demonstrar de forma digital que possuem o direito de uso de seus endereços IPv4 e IPv6 e ASN designados.

“A entrada do México para o sistema RPKI é muito valiosa e permitirá certificar um espaço muito importante na região”, disse Gerardo Rada, engenheiro de software e desenvolvimento de LACNIC.

Através do uso destes certificados, os associados de LACNIC no México poderão criar objetos assinados (ROA – Routing Origin Authorization) para os recursos que queiram anunciar por meio do Sistema Autônomo (ASN) de origem especificada.

Hoje a região de LACNIC tem 18,62% de adoção de RPKI, equivalente a dizer que um de cada cinco anúncios bgp são cobertos por ROA na América Latina e o Caribe.

RPKI é um conjunto de protocolos, padrões e sistemas que permitem verificar o direito de uso dos recursos de numeração da Internet como os endereços IPv4, IPv6 e Sistemas Autônomos.  O objetivo principal da RPKI é procurar uma melhoria sensível para a confiabilidade e segurança do sistema de roteamento da Internet.

LACNIC participa desde 2007 na definição dos padrões que hoje permitem o desenvolvimento desta ferramenta.  Em maio de 2010, LACNIC fez o lançamento de sua entidade certificadora RPKI para os recursos que administra.

Suscríbete para recibir mensualmente las últimas novedades en tu mail Click here to subscribe and monthly receive the latest news in your inbox. Inscreva-se aqui para receber mensalmente as últimas novidades no seu e-mail