• Newsletter

  • Boletim informativo de LACNIC para a comunidade da Internet

Cooperação

Feed
Cambiar tamaño de fuente:

29/02/2016

Sistema de Certificação de Recursos para o México

LACNIC acordou com Nic Mx a implementação nesse país de seu Sistema de Certificação de Recursos, o RPKI.

Este acordo irá habilitar mais de 200 organizações membros de Nic Mx para certificar diretamente seus recursos da Internet e assim demonstrar de forma digital que possuem o direito de uso de seus endereços IPv4 e IPv6 e ASN designados.

“A entrada do México para o sistema RPKI é muito valiosa e permitirá certificar um espaço muito importante na região”, disse Gerardo Rada, engenheiro de software e desenvolvimento de LACNIC.

Através do uso destes certificados, os associados de LACNIC no México poderão criar objetos assinados (ROA – Routing Origin Authorization) para os recursos que queiram anunciar por meio do Sistema Autônomo (ASN) de origem especificada.

Hoje a região de LACNIC tem 18,62% de adoção de RPKI, equivalente a dizer que um de cada cinco anúncios bgp são cobertos por ROA na América Latina e o Caribe.

RPKI é um conjunto de protocolos, padrões e sistemas que permitem verificar o direito de uso dos recursos de numeração da Internet como os endereços IPv4, IPv6 e Sistemas Autônomos.  O objetivo principal da RPKI é procurar uma melhoria sensível para a confiabilidade e segurança do sistema de roteamento da Internet.

LACNIC participa desde 2007 na definição dos padrões que hoje permitem o desenvolvimento desta ferramenta.  Em maio de 2010, LACNIC fez o lançamento de sua entidade certificadora RPKI para os recursos que administra.