Seed Alliance celebra sua cerimônia de premiação no IGF 2017

20/12/2017

O programa Seed Alliance, uma aliança de colaboração estabelecida entre os registros regionais da Internet LACNIC, APNIC e AFRINIC, pelas suas iniciativas FRIDA, ISIF Ásia e FIRE, premiou os projetos vencedores de suas chamadas 2017 em uma cerimônia realizada no Fórum de Governança da Internet, desenvolvido na sede das Nações Unidas em Genebra (Suíça).

Seed Alliance, com o apoio financeiro do Centro Internacional de Pesquisa para o Desenvolvimento (IDRC) do Canadá e da Internet Society (ISOC), distinguiu às iniciativas que contribuíram para o desenvolvimento local e global da Internet nas regiões da América Latina, Ásia e África.

Durante a cerimônia, Laura Kaplan de LACNIC, Vymala Thuron de AFRINIC e Duncan Macintosh de APNIC, entregaram as distinções aos seis projetos vencedores deste ano (https://igf2017.sched.com/event/CSD9)

Duncan entregou o prêmio ISIF Ásia 2017 ao projeto Democratização da ajuda para a tomada de decisões: Plataforma PetaBencana.id para uma resiliência equitativa perante as catástrofes da Indonésia.

Enquanto isso, Thuron de AFRINIC premiou a EduAir de EduAirBox da República dos Camarões, à iniciativa Distribuidor Africano de Energia Renovável (ARED) do Ruanda e a Fundação Maendeleo pela sua proposta Salão de informática móvel com energia solar da Uganda.

Finalmente Kaplan entregou os prêmios às duas iniciativas vencedoras da chamada FRIDA: o projeto educacional Harmonia da Universidade de Oriente de Cuba e a organização Coding Rights do Brasil.

O projeto educacional Harmonia da Universidade de Oriente de Cuba é uma proposta educacional desenvolvida em mais de 20 assentamentos rurais de Cuba que buscou responder aos problemas identificados pela comunidade – desde escolas fundamentais e outras instituições educacionais de níveis superiores – através do desenvolvimento de meios didáticos digitais para a comunidade, como ser multimídias, páginas web e livros eletrônicos.

Do outro lado, a organização Coding Rights, uma agrupação de mulheres da América Latina com sede no Brasil, foi distinguida por seu trabalho para promover um uso crítico das tecnologias digitais que inclua um entendimento sobre a coleta de dados e o consentimento a partir da perspectiva dos usuários, especificamente mulheres e indivíduos LGBTTQI.

Kaplan salientou a incorporação da inclusão de gênero em muitos dos projetos da Seed Alliance. “Nos últimos anos, a abordagem de gênero está se tornando cada vez mais relevante em nossos projetos e continuaremos trabalhando para que assim seja”, observou.

A Seed Alliance (http://seedalliance.net) é uma associação colaborativa entre os programas regionais de prêmios e subsídios FIRE África, FRIDA e ISIF Ásia e os diferentes patrocinadores da aliança. Todos os membros fazem contribuições financeiras e apoiam à logística do programa e serviços soft fornecidos aos vencedores e subsidiados.

Esses programas juntos apoiam projetos e pesquisas inovadoras que promovem o desenvolvimento da Internet nos países do sul.

Suscríbete para recibir mensualmente las últimas novedades en tu mail Click here to subscribe and monthly receive the latest news in your inbox. Inscreva-se aqui para receber mensalmente as últimas novidades no seu e-mail