Onze cópias do servidor raiz na região

30/08/2012

Com o acordo assinado neste mês com a SVNet de El Salvador para instalar na cidade de San Salvador uma cópia do servidor raiz “L”, o Registro de Endereçamento da Internet para a América Latina e o Caribe (LACNIC) leva instaladas onze cópias de servidores do DNS originais na região.

Essa nova cópia de um servidor raiz do DNS na América Central, vai permitir uma melhora significativa da conexão direta por parte de seus usuários e provedores de serviços de El Salvador e vai reforçar a estabilidade e segurança da Internet nesse país. Também vai expandir as possibilidades de uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) nos países da região.

Esse novo servidor será posto em andamento por meio de um acordo com a SVNet, organização administradora de nomes de domínio a nível de país em El Salvador (.sv). O servidor que se instala e uma cópia “anycast” ou clone de um dos 13 servidores originais da Internet do mundo (dez nos Estados Unidos, dois na Europa e um no Japão), que uma vez operativos não podem ser distinguidos dos originais.

Esta iniciativa faz parte do projeto +RAIZES do LACNIC que desde 2004 tem instalado onze cópias de servidores raízes na América Latina e o Caribe melhorando a infraestrutura da rede no continente e contribuindo significativamente para a estabilidade da Internet na região e no mundo.

Até hoje, +RAIZES tem permitido concretizar a instalação de cópias em dez países da América Latina e o Caribe: oito cópias do servidor F (Equador, Chile, Argentina, Venezuela, Panamá, Curaçao, St. Maarten, Haiti) e três cópias do servidor L (Uruguai, Equador, El Salvador).

Subscribe
Notify of

0 Comments
Inline Feedbacks
View all comments