Graças à Internet a Matemática é para todos

30/04/2014

Sua preocupação era explicar exercícios de matemática para seis estudantes que estavam em diferentes cidades do México. Ele tinha pouca escolha então usou a Internet. Criou vídeos didáticos muito atraentes. Hoje, esses vídeos têm mais de 60 milhões de visitas, cerca de 210 mil assinantes e uma comunidade de alunos conectados a toda hora através das redes sociais que ajudam na resolução de problemas matemáticos.

“Não tenha medo dos números”, disse José Andalón, o impulsor do programa Matemática para Todos (www.math2me.com), que surgiu no México mas já tem se espalhado por outros países da América Latina e do Caribe.

A iniciativa entusiasma seus criadores e contagia os jovens e não tão jovens, já que muitos pais acessam o portal, a fim de aprender sobre matemática e assim poder ajudar seus filhos na resolução de problemas apresentados pelos professores das diferentes escolas.

Andalón vai mais longe e afirma que a matemática é uma ferramenta útil para o desempenho de qualquer atividade na vida.

Este projeto é um dos vencedores do prêmio FRIDA em 2012 e serviu como um trampolim importante tanto na divulgação quanto na conexão com pessoas ou organizações, reconhece Andalón.

A seguir, um resumo do diálogo dos responsáveis de Matemática para Todos com LACNIC News.

Como surge o programa Math2me (matemática para todos)?

Em março de 2009 José Andalón queria explicar exercícios de um concurso de matemática para seis estudantes de diferentes cidades, e a solução possível era criar um site que classificasse e apresentasse a explicação dos exercícios através de vídeos. No começo, o domínio era www.asesoriasdematematicas.com, mas em 2011 mudou por www.math2me.com para usar um nome mais curto e atraente. Vale ressaltar que desde o início ele queria mudar a percepção negativa em relação à matemática, para o que Maria González encarregou-se da comunicação e de torná-la atraente para os estudantes. Hoje têm mais de 1600 vídeos reproduzidos mais de 60 milhões de vezes, com mais de 210 mil assinantes em Youtube.

Qual é o objetivo do programa Math2me?

Criar materiais de matemática em vídeo através da Internet para possibilitar às pessoas a estudarem por conta própria e deixarem para trás os mitos de que os números são o pesadelo do planeta. É muito importante que os estudantes percebam a importância da matemática para desenvolver a lógica bem como entender que a mesma é uma ferramenta útil para o desempenho de qualquer atividade na vida, na medida certa.

A metodologia do trabalho é através de aulas de matemática gravadas em vídeo com uma duração de em média 7 minutos, para a segunda e terceira série principalmente. O material é variável, de aritmética a cálculo, bem como histórias, piadas, truques e curiosidades matemáticas para mostrar que não há nenhuma razão para ter medo de números.

Como funciona Math2me (matemática para todos)?

Quando um usuário quiser estudar um assunto de matemática, pode acessar o site www.math2me.com ou www.youtube.com/math2me onde poderá encontrar um vídeo dentro de seu tópico (playlist) tais como aritmética, álgebra, geometria, trigonometria, geometria analítica, pré-cálculo, cálculo entre outros, que por sua vez são organizados por capítulos. Também existe a opção de um buscador ou do aplicativo para iOs e Android.

Vale a pena dizer que não todas as dúvidas em matemática têm a ver com equações ou números, mas sim no sentido de explicar por que estudar matemática? ou gerar motivação para estudar matemática. Para isso, em math2me, fazemos também reportagens a pessoas de várias profissões ou animações para mostrar a resposta.

Por último, nas redes sociais como Facebook ou Google+, há uma comunidade de estudantes que participa da resolução de dúvidas.

Está direcionado apenas para estudantes ou também para professores e país jovens que queiram apreender e melhorar seus conhecimentos em matemática?

Está direcionado a estudantes de 10 a 19 anos. No entanto, os pais também podem acessar o site para ajudar seus filhos com a tarefa de casa ou os adultos que precisarem relembrar conceitos de matemática para finalizar seus estudos.

Os professores também usam o material de math2me como apoio para suas aulas e assim poder dedicar mais tempo na interação de dúvidas aluno/ professor, e não tanto tempo na explicação de algum tópico.

Qual é o impacto do programa no México e na região? Tem melhorado os processos educacionais dos jovens participantes da iniciativa? Já obtiveram alguns resultados?

Math2me tem sido implementada como uma ferramenta de estudo entre os estudantes da América Latina, principalmente no México, Colômbia, Chile e Argentina com 57% homens e 43% mulheres, segundo estatísticas da de Analitycs de Youtube (05/2009-03/2014). Com base nos comentários recebidos no dia-a-dia no canal do Youtube e site (podem ser lidos abaixo dos vídeos), os estudantes têm melhorado e acreditado exames ou trabalhos que antes eram incapazes de fazer. Além disso, o crescimento em média de 2.6 milhões de reproduções mensais no Youtube reflete o interesse dos usuários para usar os materiais de math2me.

O que significou para vocês participar de FRIDA?

Tem sido um trampolim muito importante tanto na divulgação quanto na conexão com as pessoas ou organizações, além de permitir uma exposição internacional do trabalho feito por math2me, ter a oportunidade de participar do PRE-IGF e IGF 2012 e contar com o apoio financeiro para resolver as despesas de math2me.

Sem dúvida alguma, o premio FRIDA tem possibilitado o contato com instituições como LACNIC ou GOOGLE, que desde então estão abertas a perguntas ou preocupações.

Como vocês avaliam o impacto após sua participação no FRIDA?

Agora temos uma outra perspectiva da governança da Internet que desconhecíamos antes do FRIDA, valorizando a importância do acesso, liberdade, desenvolvimento e inovação na Internet.

Como acreditam vocês que podem ser melhoradas todas essas iniciativas das TIC para reduzir o fosso digital e contribuir para o desenvolvimento educacional e social dos povos da América Latina e o Caribe?

Fortalecer as iniciativas tanto na infraestrutura quanto no pessoal para impactar mais pessoas na América Latina e no Caribe.

Assim como a Internet é uma rede, as iniciativas de FRIDA devem trabalhar em rede tanto dentro de sua comunidade quanto com outras iniciativas similares, para reforçar-se mutuamente.

Por último, informar e aproximar-se da comunidade sobre os projetos que estão sendo desenvolvidos para que façam parte dos mesmos.

Suscríbete para recibir mensualmente las últimas novedades en tu mail Click here to subscribe and monthly receive the latest news in your inbox. Inscreva-se aqui para receber mensalmente as últimas novidades no seu e-mail