FRIDA tem novo site, além de prêmios e bolsas para projetos regionais

30/04/2012

O Fundo Regional para a Inovação Digital na América Latina e no Caribe (FRIDA) anunciou sua convocação 2012 a prêmios e bolsas para projetos e iniciativas que tenham contribuído de forma significativa com o uso e desenvolvimento da Internet na América Latina e o Caribe. Este chamamento coincide con o lançamento do novo site do Programa FRIDA (www.programafrida.net), onde as organizações e entidades candidatas aos prêmios e bolsas poderão apresentar os seus projetos antes de 15 de junho, data limite para recepção de propostas.

Desde 2004, mais de 1000 equipes de pesquisa e organizações da nossa região têm participado nos chamamentos a projetos e prêmios lançados pelo programa FRIDA, uma iniciativa do Registro de Endereçamento da Internet para a América Latina e o Caribe (LACNIC) que há 7 anos conta com o apoio do Centro Internacional de Pesquisas para o Desenvolvimento (IDRC).

Projetos de pesquisa e premiação de iniciativas. Neste ano vão ser realizados dois chamamentos. De um lado, serão financiados projetos de pesquisa em quatro categorias: a) esforços por melhorar, expandir e promover o desenvolvimento de padrões para a Internet; b) conseqüências políticas, econômicas e sociais das leis antipirataria; c) implementação de estratégias para o desenvolvimento de uma estrutura da Internet, capacidades humanas e habilidades confiáveis e eficientes; e d) aceleração do acesso e benefícios sociais da Internet em comunidades vulneráveis e carentes. Cada projeto selecionado vai receber um apoio financeiro.de 15 mil dólares. Os candidatos podem acessar os detalhes em: http://programafrida.net/grants

Do outro lado, o Prêmio FRIDA 2012 vai reconhecer às quatro contribuições de mais destaque nas áreas das TICs nos seguintes assuntos: acesso (iniciativas que tenham permitido ampliar o acesso fixo e móvel à Internet através de novos formatos técnicos e organizacionais); liberdades (iniciativas relacionadas com a liberdade de expressão, liberdade de associação, privacidade, segurança, direitos do consumidor, etc.); desenvolvimento (iniciativas que usam a Internet para contribuir diretamente na melhoria dos indicadores ambientais e socioeconômicos) e inovação (iniciativas que introduziram inovações técnicas em qualquer aspecto do desenvolvimento da Internet, tanto físico quanto conceitual). Cada prêmio vai consistir em uma quantia em dinheiro de US$ 3.000 para os vencedores  (http://programafrida.net/awards), bem como o financiamento da viagem e estada de um representante por cada projeto para participar do encontro Pré IGF na América Latina e o Caribe, e posteriormente da reunião do IGF em Baku, Azerbaijan.

Suscríbete para recibir mensualmente las últimas novedades en tu mail Click here to subscribe and monthly receive the latest news in your inbox. Inscreva-se aqui para receber mensalmente as últimas novidades no seu e-mail