FRIDA e Ayitic no IGF de Paris

29/11/2018

FRIDA e Ayitic no IGF de Paris

LACNIC participou ativamente do Fórum de Governança da Internet (IGF), realizado na sede da UNESCO em Paris, através de seu programa FRIDA (Fundo Regional para a Inovação Digital na América Latina e o Caribe) e do projeto Ayitic Goes Global.

Da mesma forma, os representantes de LACNIC nesta cúpula global da Internet também procuraram promover o diálogo entre iniciativas de redes comunitárias na região e financiadores internacionais, com o objetivo de discutir estratégias para facilitar a conexão de comunidades que carecem de acesso à Internet.

Premiados em Paris. Com seus sócios da Seed Alliance, a aliança formada com ISIF Ásia da APNIC e FIRE de AFRINIC, LACNIC organizou uma cerimônia para entrega dos Prêmios FRIDA 2018 Awards às iniciativas Atalaya Sur (Argentina), Editatona (México) e Promovendo carreiras de TICs em adolescentes do ensino médio (Uruguai), projetos vencedores por estar direcionados a reduzir a divisão digital e a lacuna de gênero em tecnologia na América Latina e o Caribe. Conheça os vencedores aqui.

Alternativas comunitárias. A equipe de LACNIC no IGF organizou uma oficina sobre redes comunitárias em que procuraram promover o diálogo entre financiadores e promotores desse tipo de iniciativa de conexão à Internet. A oficina chamada “Escalando as redes comunitárias: estratégias de investimento” teve uma forte presença de representantes de redes comunitárias da América Latina, entre elas Colnodo (Colômbia), Coolab (Brasil) e Altermundi e Atalaya Sur (Argentina).

Levando em conta que as redes comunitárias provaram ser uma alternativa para conectar os desconectados, buscou-se que seus financiadores e promotores tentassem estabelecer prioridades para amplificar esses projetos em maior escala. Durante os debates destacou-se que o trabalho das redes comunitárias tem um componente humano que é fundamental para o sucesso do projeto, além da tecnologia utilizada. Os promotores das redes pediram aos doadores que apoiassem a exploração de estratégias por parte do movimento de redes comunitárias, já que o problema de conectar os desconectados é muito difícil e nem o mercado conseguiu resolvê-lo.

Também propuseram que os financiadores apoiem grupos de redes comunitárias, uma vez que colaboram entre si e enfrentam muitos desafios comuns. Eles também enfatizaram que, além do apoio financeiro, é importante impulsionar avanços em questões de regulamentação e/ou acesso a fundos universais para tornar as redes sustentáveis ao longo do tempo.

Ayitic flash. LACNIC também aproveitou esta Cúpula Mundial da Sociedade da Informação para informar sobre o andamento do projeto Ayitic Goes Global. Carolina Caeiro, coordenadora de projetos de desenvolvimento, e Kevon Swift, líder de Relações Estratégicas e Integração de LACNIC, fizeram uma breve apresentação em formato lightning para os participantes do IGF.