LACNIC

Cooperação

FRIDA 2013: Prêmios para as melhores iniciativas

28/02/2013

Desde projetos para implementar serviços de saúde através da Internet em uma pequena ilha de El Salvador até programas  q     ue buscam reduzir, através da rede, a lacuna educacional da matemática em jovens do México, ou inclusive iniciativas para que comunidades de produtores de La Paz (Bolívia) melhorem a sua posição no mercado através de informações on-line, são alguns exemplos das experiências que o Fundo Regional para a Inovação Digital na América Latina e o Caribe (FRIDA) vem apoiando desde 2004. Já são mais de 50 as iniciativas e projetos de 15 países da América Latina e o Caribe que têm recebido apoio e subsídios do FRIDA por mais de um milhão e meio de dólares.

Neste ano poderão ser adicionadas outras tantas propostas de todos os cantos da América Latina e o Caribe com a nova chamada do FRIDA para financiar projetos de pesquisa ou implementação sobre a Sociedade da Informação na região. Trata-se de uma primeira chamada, denominada “Prêmios+”, que irá reconhecer cinco propostas de destaque em matéria de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), com ênfase no desenvolvimento econômico, social e cultural da região.

Como novidade, esta primeira edição 2013 oferece além do prêmio, a possibilidade de receber fundos não-reembolsáveis para aprofundar ou replicar o projeto apresentado na chamada.

A chamada estará aberta até 31 de maio e vai reconhecer aquelas propostas que tenham realizado contribuições relevantes na área das TIC em questões de desenvolvimento econômico, social e cultural (veja programafrida.net/awards).

As  áreas temáticas em que os projetos poderão ser candidatos à chamada “Prêmios+” são:  Acesso, Liberdades, Desenvolvimento e Inovação, baseadas todas no eixo da Governança da Internet. Além disso, será entregue um prêmio ao projeto mais votado e criativo.

Sobre FRIDA

FRIDA é uma iniciativa do LACNIC dedicada a contribuir ao desenvolvimento da sociedade da Informação na América Latina e o Caribe através do financiamento de projetos de pesquisa e do reconhecimento, premiação e escalamento de iniciativas inovadoras no uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC).

FRIDA faz parte da Seed Alliance, uma iniciativa conjunta levada adiante com os programas irmãos de FIRE (AFRINIC) e ISIF (APNIC), e recebe apoio financeiro do International Development Research Centre (IDRC do Canadá), da Internet Society, da Agência Sueca de Cooperação Internacional (SIDA) e das contribuições dos três Registros Regionais da Internet aos que pertencem os programas.