Ayitic Goes Global: primeiras mulheres haitianas formadas em habilidades digitais

31/10/2018

A primeira rodada de formação de mulheres haitianas em habilidades digitais foi concluída com sucesso no âmbito do projeto Ayitic Goes Global, promovido por LACNIC e pelo Centro Internacional de Pesquisa para o Desenvolvimento (IDRC) do Canadá.

Um grupo de 50 mulheres entre 18 e 29 anos, sem formação prévia em Tecnologias da Informação (TICs), participou durante 13 semanas deste primeiro curso do programa de formação de Ayitic Goes Global.

A formação, realizada em Porto Príncipe, visa criar condições para aumentar o acesso das jovens haitianas ao mercado de trabalho digital.

Cada uma das estudantes recebeu um tablet para acessar ao conteúdo do curso à distância e realizar as avaliações e o projeto final na plataforma de aprendizagem.

Nesta primeira edição, houve uma boa taxa de aprovação das estudantes, e na avaliação subsequente, as graduadas valorizaram a utilidade do curso para poder acessar um emprego e não ficar relegadas ao segundo plano no uso da tecnologia, principalmente em relação aos homens.

Com o apoio da Coordenadora de Empregabilidade do Projeto, Alda Berardinelli, as graduadas iniciarão a busca de oportunidades de emprego por meio de plataformas de trabalho on-line. Está previsto realizar oficinas e práticas para as graduadas, bem como oferecer acompanhamento individual. A partir da avaliação e monitoramento infere-se que as estudantes preferem o trabalho independente, valorizando a flexibilidade horária, oportunidades de aprendizado e desenvolvimento profissional.

Atualmente, os responsáveis locais da iniciativa estão no processo de seleção de 100 estudantes mulheres para a segunda edição desta formação.

Curso técnico. Ayitic Goes Global também desenvolveu seus primeiros cursos técnicos para 50 trabalhadores da comunidade técnica do Haiti. Vinte e cinco pessoas participaram nos módulos sobre segurança da Internet e outras vinte e cinco nos módulos sobre gerenciamento das redes. O objetivo desses esforços é fortalecer a conectividade através do desenvolvimento de habilidades dentro da comunidade técnica. Os cursos desenvolvidos estarão disponíveis em espanhol no Campus on-line de LACNIC a partir de 2019 para o público em geral.

Ayitic Goes Global é uma iniciativa de LACNIC e do IDRC do Canadá. O programa conta com a participação do Caribbean Open Institute no desenvolvimento dos cursos, da École Supérieure d’infotronique d’Haïti na seleção dos alunos e na coordenação com os facilitadores, e a consultora 3×3 Design na avaliação e monitoramento do projeto de formação.

 

Suscríbete para recibir mensualmente las últimas novedades en tu mail Click here to subscribe and monthly receive the latest news in your inbox. Inscreva-se aqui para receber mensalmente as últimas novidades no seu e-mail