Ayitic Goes Global fortalece os atores técnicos do Haiti

30/05/2018

O fortalecimento da infraestrutura da Internet no Haiti é um dos três pilares da Ayitic Goes Global, a iniciativa de LACNIC e do IDRC do Canadá que busca promover o desenvolvimento do ecossistema digital neste país do Caribe. No âmbito da Semana das Telecomunicações no Haiti, os sócios do projeto, LACNIC, Transversal e a Escola Superior de Infotrônica do Haiti (ESIH), desenvolveram intensas sessões de treinamento para profissionais técnicos, a fim de fortalecer as competências locais e alcançar uma infraestrutura da Internet mais robusta.

Com o apoio do coordenador local da Ayitic, Max Larson, o engenheiro da área de I+D de LACNIC, Alejandro Acosta, ofereceu um treinamento sobre IPv6 em que participaram responsáveis pelas redes de ISP locais, ccTLD.ht, bem como bancos e instituições universitárias e terciárias.

As atividades da semana continuaram com duas sessões de trabalho presenciais ministradas por Alejandro Acosta com os ISP Access Haiti e Haiti Data Networks, que foram acompanhados na implementação operacional do IPv6.

No caso do Access Haiti, o IPv6 foi enunciado em seus servidores e redes, foi colocado em equipamentos DNS, bem como realizado o IPv6 Address Plan entre outras tarefas técnicas, comentou Acosta. Entretanto, com o Haiti Data Networks, foi configurado o IPv6 e discutidas as bases para a montagem de um IPv6 Address Plan. “Tentamos ajudar os ISP a darem os primeiros passos seguros na implementação do IPv6”, garantiu Acosta.

Em paralelo a essas atividades de formação, Ayitic oficializou sua primeira rodada de cursos on-line para formar, em primeira instância, 50 mulheres e 50 profissionais técnicos, no âmbito de um projeto global de formação oferecido pela ESIH. Os programas para técnicos serão focados no gerenciamento de redes e segurança na Internet e, para mulheres, no desenvolvimento de habilidades alinhadas com possíveis oportunidades de trabalho à distância.

“Essas atividades oferecem uma oportunidade sem precedentes para a comunidade haitiana das TIC. Varias organizações como AHTIC, ISOC Haiti, ht ccTLD, LACNIC, Conatel, instituições acadêmicas, mulheres em organizações das TIC ou ISP trabalharam em vários projetos, debateram em oportunidades de colaboração e criaram sinergias no setor haitiano das TIC”.afirmou Max Larson Henry, coordenador do Projeto no Haiti.

O projeto Ayitic Goes Global (www.ayitic.net) é uma iniciativa do Registro de Endereçamento da Internet da América Latina e o Caribe, o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Internacional do Canadá em colaboração com a Escola de Infotrônica do Haiti e Transversal.

Ayitic planeja realizar, entre 2018 e 2019, três edições dos três cursos e atingir as 300 mulheres formadas para trabalhos à distância e os 150 técnicos formados em segurança e desenvolvimento de redes.

Suscríbete para recibir mensualmente las últimas novedades en tu mail Click here to subscribe and monthly receive the latest news in your inbox. Inscreva-se aqui para receber mensalmente as últimas novidades no seu e-mail