App cívicas: uma plataforma digital para a apuração de dados

28/03/2017

App cívicas: uma plataforma digital para a apuração de dados

A Internet tornou-se uma ferramenta ótima para obter informações, democratizando o acesso aos dados. Principalmente, o mundo digital facilitou o acesso às informações de interesse público que os cidadãos têm direito a conhecer. Não obstante, e a pesar do crescente apoio ao movimento de dados abertos, a cultura do segredismo ainda domina em muitos países da região.

Mexicoleaks surgiu precisamente para ajudar à transparência cidadã e para superar as barreiras que são impostas desde as esferas de poder sobre o acesso às informações sensíveis.

Vencedora do Premio FRIDA 2016, esta plataforma de denúncia cidadã colocou em risco aos círculos de poder mexicanos uma vez que recebe e publica dados sobre abusos, corrupção e violações de direitos, contou a LACNIC News, Eduard Martín-Borregón, um dos principais motores de Mexicoleaks.

O que é a plataforma Méxicoleaks e como funciona?

“Uma plataforma independente de denúncia cidadã e transparência, ao serviço da sociedade mexicana para revelar informações de interesse público”, esta e frase com que Méxicoleaks se apresenta no seu site. Mais do que una plataforma tecnológica para filtragem de dados de forma segura e anônima, trata-se de uma aliança da mídia e das organizações da sociedade civil que colaboram com um mesmo objetivo: fazer do México um país mais democrático.

Quando e por que surge esta plataforma de denúncia cidadã?

Quem compõe a plataforma?

A plataforma foi criada em março de 2014 com oito aliados: Animal Político, emeequis, Mais de 131, Jornalistas, Projeto sobre Organização, Desenvolvimento, Educação e Pesquisa (PODER), Processo, Rede em Defesa dos Direitos Digitais (R3D) e Aristegui Notícias, com o apoio de Free Press Unlimited e a Associated Whistleblower Press.

Como o Méxicoleaks é financiado?

Méxicoleaks hoje é financiado através de seus parceiros, que contribuem em espécie com jornalistas que gerenciam a vida diária da plataforma e suas pesquisas. Também contamos com a contribuição de Free Press Unlimited e a Associated Whistleblower Press para serviços tecnológicos.

Como o anonimato dos cidadãos que contribuem com informações é garantido? A plataforma é segura? Já tiveram casos de filtragem de suas fontes ou tentativas de hacking?

A segurança do processo de envio é primordial. Para isso, Méxicoleaks usa tecnologias de segurança digital avançadas e desenhadas exclusivamente para esta prática. É fundamental seguir as instruções para maximizar a proteção da identidade do informante e que ninguém, incluindo nós, possa saber a origem das informações.

Como fazem os jornalistas de Méxicoleaks que pertencem a diferentes meios de comunicação para pesquisar uma denúncia? Trabalham conjuntamente? Quem escolhe o lugar onde será publicada a informação?

A plataforma pode ser tratada como uma caixa de correio anônima onde os diferentes meios de comunicação concorrem, mas não se coordenam. Em Méxicoleaks escolhemos ser mais do que isso, procuramos tornar-nos uma aliança em que os meios de comunicação se coordenam para pactuar a publicação de um leak; e quando se trata de questões sensíveis são realizadas pesquisas conjuntas para avançar mais rapidamente. Opera como uma rede distribuída de conhecimento para a prestação de contas de grandes instituições e corporações.

Vocês acham que a criação de Méxicoleaks contribuiu para a transparência das informações no México?

O contexto de insegurança e corrupção faz com que o trabalho jornalístico e de defesa dos direitos humanos no México seja altamente arriscado. Nesse sentido, a participação cidadã na questão jornalística de transparência e de divulgação das informações é limitada.

Méxicoleaks é uma ferramenta que permite enviar informações de interesse público aos meios de comunicação e organizações civis através de tecnologias seguras que garantam o anonimato da fonte. Em virtude da transparência e da participação cidadã, procura fortalecer na sociedade a justiça e a prestação de contas, e, portanto, a fortalecer a democracia.

Tem percebido um aumento de participação cidadã nas denúncias sobre fatos de corrupção a partir do surgimento de Méxicoleaks? Pode ser criada uma cultura da filtragem anônima das informações no México a partir desta plataforma?

Nestes dois anos, acreditamos que temos quebrado um pouco o silêncio tradicional da sociedade mexicana perante a injustiça, violações dos direitos e irregularidades em geral. Casos como a gratificação na saída de uma empresa paraestatal do atual presidente do PRI, ou parar um centro comercial sobre ruínas pré-hispânicas mostram que, aos poucos, está sendo quebrado o silêncio e o medo de falar.

Como reagiram os diferentes governantes perante Méxicoleaks?

No dia seguinte à apresentação de Méxicoleaks dois jornalistas de Aristegui Notícias foram demitidos por MVS, a cadeia onde trabalhavam. No final da semana, toda a equipe da jornalista Carmern Aristegui foi demitida.

Poucos meses antes a jornalista Aristegui e a sua equipe de pesquisa publicaram uma reportagem sobre a “Casa Branca” do presidente Enrique Peña Nieto, que relacionada a este e a sua esposa com uma das principais construtoras do país.

Que avaliação fazem vocês do premio FRIDA obtido em 2016?

Tem sido uma grande ajuda, especialmente porque nos permitiu gerar uma campanha de comunicação que ajudou a trazer mais e melhores leaks. Por outro lado, também nos deu projeção internacional, além do importante reconhecimento e incentivo que significa ganhar um prêmio regional deste tipo.

Que experiência deixou sua participação no IGF como um dos vencedores do FRIDA e que procuraram com o vídeo feito com o financiamento de FRIDA?

Foi um grande espaço de troca de ideias, principalmente com outros premiados de FRIDA, que permitiu um melhor entendimento dos usos da Internet no mundo. O corolário foi poder complementar a campanha de comunicação que estávamos fazendo com o vídeo feito por FRIDA.