A segurança regional em foco

23/11/2012

A segurança regional em foco

Mais de 30 representantes de diversas organizações da região participaram da terceira reunião de Grupos de Resposta a Incidentes de Segurança Informática da América  Latina e do Caribe, desenvolvida em Montevidéu no âmbito do encontro Lacnic 18 – Lacnog 2012.

Esta reunião, impulsionada pelo projeto AMPARO do Lacnic, procurou reforçar a geração de conhecimento e de espaços para compartilhar informação entre os atores e organizações diretamente envolvidos na segurança informática na região. Também tentou fortalecer o conhecimento entre os atores da região e promover o intercâmbio de experiências que ajudem a prevenir e mitigar o impacto dos incidentes de segurança informática.

Entre os participantes estavam representantes de CSIRTs, de agências de governo, da academia e do setor privado.

Durante as apresentações, destacaram-se as palestras sobre os esforços de monitoração acompanhamento e extração de dados de atividades maliciosas e ameaças, tema tratado desde diferentes pontos de vista por Gonzalo Romero de .CO (Colômbia), Cristine Hoepers de NIC.br (Brasil) e Fernando Cócaro do Certuy de Agesic (Uruguay)

James Pichardo do Dragon Research Group da República Dominicana dissertou sobre as vantagens da seleção de sensores e a aplicabilidade para a colheita de dados objetivando a geração de mecanismos melhores para compartilhar informação.

Gustavo Betarte, diretor do CSIRTs de TILSOR Uruguai, apresentou os resultados de uma pesquisa em andamento relacionada com dados sobre cibercrimen na América Latina.

A reunião contou também com uma videoconferência realizada por Belisario Contreras desde Washington, membro do CICTE da OEA. Nela foi destacada a importância da geração de mecanismos de coordenação para a criação de informação compartilhada que permita fortalecer e contribuir à formação de CSIRTs na região.

Subscribe
Notify of

1 Comentarios
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments