• Newsletter

  • Boletim informativo de LACNIC para a comunidade da Internet

Casa de Internet

Feed
Cambiar tamaño de fuente:

17/04/2013

Visitas à Casa da Internet


A Casa da Internet da América Latina e o Caribe em Montevidéu recebeu a visita de ilustres convidados que vieram à capital uruguaia para participar da recente Conferência Ministerial sobre a Sociedade da Informação da América Latina e o Caribe realizada no Uruguai.

Alicia Bárcena, secretária executiva da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal), foi recebida na Casa da Internet por Raúl Echeberría, diretor executivo do Lacnic, Pablo Bello, Secretário Geral de AHCIET e Sebastián Bellagamba, diretor da Internet Society para a América Latina e o Caribe. A visita foi propícia para que Bárcena pudesse ter contato direto com uma experiência sem antecedentes ou comparações em outras regiões do mundo.

“A região precisa de uma sociedade da informação mais ativa, mais diversificada e mais comunicada entre si, entre atores públicos e privados”, comentou Bárcena, destacando a iniciativa que reúne sete organizações do setor da Internet no continente.

A Casa da Internet para a América Latina e o Caribe é um pólo político onde se concentram as sedes de várias organizações muito relevantes vinculadas ao desenvolvimento das telecomunicações, Internet e as tecnologias da informação e comunicação em nossa região: o LACNIC, AHCIET, Internet Society, CLARA, LACTLD, LAC-IX e eCOM-LAC. A Casa da Internet, que em breve será o lar de mais organizações, é um excelente exemplo de coordenação entre organizações de diferentes características e com interesses diferentes, mas que estão a procura do objetivo comum de trabalhar para o desenvolvimento da região.

Cabe salientar que todas estas organizações têm uma importante ligação com a CEPAL, tanto através do Plano de Ação para a América Latina e o Caribe (eLAC), na organização de atividades específicas ou no que diz respeito ao processo de diálogo sobre banda larga, entre outras experiências relevantes.

Além da visita de Bárcena, a reunião de eLAC em Montevidéu possibilitou a chegada à Casa da Internet do embaixador Miguel Palomino, presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento das Nações Unidas, Mónica Aspe, coordenadora da Sociedade da Informação e o Conhecimento da Secretaria de Comunicação e Transporte do México, Belisario Contreras, gerente de programa do CICTE da OEA; Pedro Janices, diretor do Escritório Nacional de Tecnologia da Informação da Argentina; Elisabeth Hundhammer, diretora geral para o Desenvolvimento e Cooperação da Comissão Europeia; Mario Campolargo, diretor de Net Futures da Comissão Europeia; Jānis Kārkliņš, subdiretor Geral de Informação e Comunicação da UNESCO; e Guilherme Canela, Conselheiro de Comunicação e Informação para o MERCOSUL.