Um endereço IP específico alertará sobre possível colisão de nomes

01/09/2014

Por Rodrigo de la Parra, Vice-presidente regional de ICANN para a América Latina e o Caribe.

O dia primeiro de agosto, a  ICANN anunciou a aprovação do Marco de Gestão de Incidentes de Colisões de Nomes que foi projetado para reduzir o impacto das colisões de nomes no Sistema de Nomes de Domínio (DNS).

Nesse marco, os operadores de registro são incentivados a aplicar uma técnica chamada “interrupção controlada”, através da qual os administradores de sistemas são alertados sobre a possibilidade de ter um problema na sua rede. Especificamente, vai aparecer um endereço IPv4 (127.0.53.53) nos registros do sistema, que vai permitir diagnosticar e correger o problema rapidamente.

“As colisões costumam surgir perante um conflito entre um nome de domínio completo e um nome de domínio similar usado dentro de uma rede privada. Quando isso acontecer, os usuários podem ser direcionados para um site que não queriam consultar, bem como se encontrar com uma mensagem de erro”.

Akram Atallah, Presidente da Divisão Global de Domínios da ICANN, apontou que agora dispomos de uma metodologia bem definida para reduzir as colisões de nomes que afetem os nomes de domínio de alto nível delegados, conjuntamente com um curso de ação para que os registros possam desbloquear determinados domínios de segundo nível incluídos na sua lista. Esses processos operacionais, desenvolvidos em parceria com a comunidade de múltiplas partes interessadas, vão ajudarem a garantir a segurança do Sistema de Nomes de Domínio.

A ICANN vai proporcionar informações à Organização de Apoio para Nomes Genéricos (GNSO), ao mesmo tempo em que vai trabalhar com essa organização, a fim de considerar se seria necessário desenvolver uma política sobre um plano em longo prazo para a gestão de colisões de nomes nos gTLD.

Para mais informações sobre colisões de nomes, acesse o seguinte link: https://www.icann.org/namecollision.

Sobre a ICANN

A missão da ICANN é garantir uma Internet global unificada, estável e segura. Para entrar em contato com outra pessoa na Internet deve ser ingressado um endereço no seu computador – um nome ou um número. Esse endereço deve ser único para que os computadores possam encontrá-lo. A ICANN coordena esses identificadores exclusivos no mundo todo. Sem essa coordenação não poderíamos ter uma Internet global. A ICANN foi criada em 1998. É uma corporação pública de utilidade pública sem fins lucrativos, composta por pessoas do mundo todo, dedicadas a manter a segurança, estabilidade e interoperabilidade da Internet. Promove a competência e desenvolve políticas relacionadas com os identificadores únicos da Internet. A ICANN não controla o conteúdo da Internet. Não pode deter o spam e não tem nada a ver com o acesso à Internet. Porém, mediante seu papel de coordenador do sistema de nomes da Internet, tem um impacto importante na expansão e evolução da Internet. Para mais informações, acesse: www.icann.org.

Subscribe
Notify of

0 Comments
Inline Feedbacks
View all comments