Uma nova forma de compartilhar conhecimentos

30/11/2015

Uma nova forma de compartilhar conhecimentos

Neste ano LACNIC inaugurou webinar técnicos impulsionado por Alejandro Acosta, engenheiro da área I+D da organização responsável de administrar os recursos de numeração da Internet na América Latina e o Caribe.

As quatro conferências web de acesso gratuito, trataram do impulso do IPv6 e contaram com a participação de mais de 550 pessoas à distância de toda a área de cobertura do LACNIC.

A primeira conferência webinar do LACNIC foi realizada em junho,  coincidindo com o IPv6 Day e teve participação recorde, cerca de 170, a maior parte da América Latina e Caribe.

A segunda, realizada em setembro, referiu ao IPv6 e ao Border Gateway Protocol (BGP) e contou com 155 participantes. Esse mês também houve uma terceira conferência web, desta vez sobre o Sistema de Nomes de Domínio (DNS) e Extensões de segurança para o Sistema de Nomes de Domínio (DNSSEC) com 100 participantes.

A quarta foi realizada em outubro com 110 inscritos que receberam conhecimentos técnicos sobre o IPv6 e Multiprotocol Label Switching, um mecanismo de transporte de dados padrões criado pela IETF.

As conferências, ministradas por técnicos e especialistas de LACNIC e da região, foram realizadas em uma jornada, como forma de facilitar a participação dos interessados. Também  estão subidas à Internet todas as gravações para quem quiser ouvi-la.

A intenção com os webinar foi fortalecer a capacidade técnica da região e procurar novos mecanismos de abordagem de LACNIC para a sua comunidade, disse Acosta. “Os específicos sobre  o IPv6 tentaram apoiar a implementação do IPv6, além de aumentar a segurança nas redes”, acrescentou.
Para o próximo ano, LACNIC está planejando vários Webinars  para tratar questões importantes para promover uma Internet mais estável e segura bem como novas tecnologias. Entre outras questões, teremos: IPv6 e IXP, Segurança  no IPv6, Internet das Coisas, DNS e IPv6,  IPv6 em redes massivas.

Subscribe
Notify of

0 Comments
Inline Feedbacks
View all comments