Um aporte à inovação: LACNIC Labs

31/01/2012

Um aporte à inovação: LACNIC Labs

LACNIC-Labs é uma iniciativa que surge da necessidade de ter um espaço aberto para promover e acelerar a adoção de avanços tecnológicos e padrões da indústria.

Nestes dias o LACNIC-Labs faz um ano de trabalho com mais de 10 projetos desenvolvidos pela equipe de profissionais.

Arturo Servín, gerente técnico do LACNIC, definiu o LACNIC-Labs como a estratégia de inovação e desenvolvimento do LACNIC que abrange uma série de projetos de pesquisa, análise e desenvolvimento de novos serviços, um site, um blog e a geração de material de treinamento e promoção de tecnologias emergentes na Internet.

Entre os projetos que têm sido desenvolvidos no LACNIC-Labs encontram-se: relatório de esgotamento do IPv4 (www.lacnic.net/en/ipv4_report.html), medição de tráfego durante o IPv6 World Day (www.labs.lacnic.net/site/enlaces-recursos-worldipv6day) e  www.labs.lacnic.net/~monitoring/public/).

Também têm sido desenvolvidos projetos para a medição de adoção de RPKI  (www.labs.lacnic.net/~rpki/rpki-evolution-report_EN.txt  e www.labs.lacnic.net/~rpki/rpki-heatmaps/latest/global-roa-heatmap.png), a criação de materiais de treinamento (www.labs.lacnic.net/site/talleres-y-eventos), o protótipo de RESTFUL Whois (www.labs.lacnic.net/site/restful-whois), o looking-glass de validação de rotas com RPKI (www.labs.lacnic.net/rpkitools/looking_glass/), testes de diferentes plataformas de roteadores e validadores no uso de RPKI e validação de origem (www.labs.lacnic.net/site/rpki y www.labs.lacnic.net/site/rpki-junos-commands), entre outras iniciativas.
A comunidade da Internet da região poderá assim conhecer as novidades, resultados de provas e novos desenvolvimentos que o LACNIC coloca a disposição da comunidade.

Subscribe
Notify of

0 Comments
Inline Feedbacks
View all comments