Oficinas para fortalecer as capacidades digitais da Guatemala

30/08/2018

LACNIC e o Google, com apoio local da Superintendência das Telecomunicações da Guatemala (SIT), realizaram oficinas sobre Interconexão e Empreendedorismo Digital na Cidade da Guatemala, no âmbito de um projeto de ambas as organizações que busca fortalecer os mercados digitais dos países da América Central e o Caribe.

Cerca de 100 pessoas de diferentes áreas participaram de dois intensos dias de trabalho com os especialistas de LACNIC e Google nas instalações do hotel Westin Camino Real nos dias 8 e 9 de agosto.

Este projeto de LACNIC e do Google visa fortalecer simultaneamente o ecossistema de empreendedorismo e a conectividade local.

Interconexão. Durante um dia e meio foram desenvolvidas capacitações técnicas por Guillermo Cicileo de LACNIC e Arturo Servín do Google, onde 58 técnicos e profissionais atuantes nas áreas de operação e engenharia de empresas, universidades e escritórios governamentais da Guatemala foram orientados. O treinamento abordou questões de gerenciamento, como estratégias para aperfeiçoar o tráfego, benefícios do tráfego local e modelos de negócios e trust-building. O curso também incluiu capacitações no IPv6, BGP, RPKI, melhores práticas de roteamento, padrões abertos e servidores raiz.

Esta oficina de interconexão permitiu compartilhar e analisar as dificuldades específicas da conectividade na Guatemala. A discussão foi muito ativa e enriquecedora e possibilitou encontrar soluções para alguns problemas entre os próprios participantes. Além disso, a comunidade criada a partir desta oficina deu origem à criação de um Network Operators Group (NOG): um grupo de operadores de redes guatemaltecos, que trabalharão juntos para melhorar a Internet e a interconexão na Guatemala.

Os participantes da oficina mostraram um alto nível de satisfação e afirmaram que a mesma permitiu que eles adquirissem novos conhecimentos sobre interconexão, peering, servidores de rotas e segurança de roteamento.  

A participação de Oscar Robles, diretor executivo de LACNIC, durante a cerimônia de abertura das oficinas, permitiu avançar no diálogo com as autoridades locais sobre a possibilidade de fortalecer a criação de um ponto de troca, IXP, da Guatemala. Este tópico também foi analisado durante a oficina de Interconexão, na qual foram discutidas estratégias para aperfeiçoar o tráfego IP.

Empreendedores guatemaltecos. Dois especialistas em educação do Google foram responsáveis por ministrar a oficina de Empreendedorismo e Marketing Digital. César Rodrigo e María José Güitrón treinaram cerca de cinquenta empreendedores guatemaltecos sobre o uso das ferramentas de marketing digital do Google.

Esta oficina foi destinada a empreendedores e membros do ecossistema local de startups. Os participantes destacaram a utilidade da capacitação e expressaram sua intenção de começar a usar as estratégias de marketing aprendidas na oficina.

Essa parceria entre LACNIC e o Google para fortalecer capacidades digitais na região se estenderá à República Dominicana e Trinidade e Tobago, onde trabalharão com sócios locais do ecossistema da Internet.

Suscríbete para recibir mensualmente las últimas novedades en tu mail Click here to subscribe and monthly receive the latest news in your inbox. Inscreva-se aqui para receber mensalmente as últimas novidades no seu e-mail