O Campus do LACNIC anuncia novos cursos em 2020.

30/01/2020

O Campus do LACNIC anuncia novos cursos em 2020.

O Campus do LACNIC, ferramenta de treinamento on-line para a comunidade da Internet da região, acrescenta à sua ampla oferta educativa dois cursos novos para este ano.

Trata-se do curso “IPv6 em redes massivas” e do curso “Introdução à Governança da Internet do LAC”. Em ambos os casos, o Campus oferecerá uma única edição de cada curso durante o ano de 2020.

Estas novas propostas robustecem e ampliam as possibilidades de formação na plataforma educativa do LACNIC, que este ano terá duas edições do curso “Fundamentos do BGP e Introdução ao RPKI”, duas edições de uma versão nova e atualizada do curso “IPv6 Avançado”, três do IPv6 Básico, dois da edição em inglês de “Introdução ao IPv6”, uma do curso “Introdução à segurança em redes”, assim como uma do curso “Introdução à gestão de redes”. Em todos os casos os participantes que aprovarem os cursos vão obter uma certificação emitida pelo LACNIC.

Novidade. A proposta “IPv6 em redes massivas” está orientada especialmente a engenheiros, técnicos, estudantes e especialistas que queiram aprofundar seu conhecimento sobre o desdobramento deste protocolo a nível de diferentes tecnologias de redes de acesso e última milha (usuário final).  O curso está focado nos aspectos práticos necessários para compreender o desdobramento do IPv6 nas três redes de acesso fixo mais importantes na atualidade (GPON, xDSL e HFC DOCSIS). As inscrições para este curso serão abertas no dia 17 de fevereiro.

Por outro lado, “Introdução à Governança da Internet no LAC,” permite aos participantes a abordagem vista desde uma ampla perspectiva sobre gestão de recursos críticos da Internet, como podem ser os endereços IP, o DNS, os protocolos de Internet e os diferentes problemas associados ao uso da Internet na região, bem como seu impacto a nível social e econômico. A agenda do curso abrange informação do ecossistema da Internet, sua arquitetura, tópicos relacionados aos direitos humanos e à Internet, economia digital, cibersegurança e assuntos emergentes. Os interessados em participar deste curso poderão se candidatar a partir do próximo 6 de julho.

Formação contínua. O Campus do LACNIC tornou-se um centro de treinamento referente na região, respeito a assuntos vinculados à segurança da Internet, ao protocolo IPv6 e à certificação de recursos e desenvolvimento de redes.  No ano passado, 7.642 pessoas participaram das 15 edições de seus diferentes cursos.

Aprovação e satisfação.  Os participantes do Campus demonstram um alto nível de satisfação com os cursos e com seus respetivos conteúdos (média de 92% de satisfação). Mesmo assim, salientamos que mais de 50% das pessoas que se registraram no campus do LACNIC, atingiram a sua certificação oficial depois de terem sido aprovadas nos cursos dos quais participaram, um nível muito bom em relação à quantidade de treinamento on-line que existem.

A cada ano, o LACNIC faz uma revisão dos conteúdos do Campus baseado em uma enquete feita aos usuários dos cursos e à demanda de formação da comunidade da América Latina e do caribe. A opinião dos alunos serviu para modificar e realizar ações de aperfeiçoamento, bem como para compartilhar novas modalidades de treinamento.

 

Subscribe
Notify of

0 Comments
Inline Feedbacks
View all comments