• Newsletter

  • Boletim informativo de LACNIC para a comunidade da Internet

Capacitações

Feed
Cambiar tamaño de fuente:

30/07/2019

Novo curso sobre segurança em redes do Campus do LACNIC

O Campus do LACNIC anuncia a realização de um novo curso gratuito para toda a comunidade da Internet da América Latina e do Caribe. Trata-se do Curso de Introdução de Segurança em Redes, orientado a pessoas que possuam algum conhecimento sobre o assunto e que estejam interessadas em obter formação em segurança e centros de resposta à gestão de incidentes.

As inscrições para participar desta ferramenta de capacitação digital do LACNIC estarão abertas até o dia 10 de agosto. O curso começará no dia 19 de agosto e as aulas se estenderão durante 12 semanas, até o dia 11 de novembro.

Trata-se da primeira e única edição do ano deste novo curso, cujo conteúdo  e formato estão inspirados em um modelo criado para o projeto  Ayitic Goes Global com a colaboração do IDRC do Canadá.

 “Devemos salientar que se trata de um curso de introdução orientado a pessoas que possuam conhecimentos em redes e que desejem adentrar no tópico da segurança”, afirmou Mariela Rocha, especialista em treinamento do LACNIC.

Os interessados em participar devem possuir conhecimentos básicos sobre arquitetura TCP/IP, bem como sobre o IPv6.

O curso oferece, em 12 módulos, um panorama geral dos princípios básicos sobre segurança e apresenta as principais ameaças e tipos de ataques que podem sofrer as redes. Conheça o temário completo do curso aqui (em Espanhol).

Os participantes também poderão instruir-se sobre a operação de um CSIRT e sobre o manejo de incidentes de segurança informática.

Rocha enfatizou que durante as 12 semanas do curso – um módulo por semana – cada aluno organiza seu tempo. “Os módulos têm data e hora de abertura e de encerramento semanais, e os alunos terão a oportunidade de fazer um questionário por módulo, a fim de que possam ter uma referência do conhecimento adquirido”, acrescentou a especialista do LACNIC.

As aulas podem ser acompanhadas de qualquer dispositivo, descarregando o aplicativo Moodle.

Após concluírem os módulos, os participantes deverão realizar uma avaliação final obrigatória para que possam obter a certificação do LACNIC.

O Campus do LACNIC tornou-se uma ferramenta de capacitação da comunidade da região.  Além do curso sobre Segurança em Redes, oferece também treinamentos sobre IPv6 Básico, IPv6 Avançado, BGP, RPKI e Gestão de Redes.

Cadastre-se aqui.