LACNIC

Capacitações

Mais de 20 webinars previstos para este ano com tópicos de interesse para a comunidade

27/02/2020

O Centro de Treinamentos do LACNIC oferecerá este ano mais de 20 webinars como ferramentas para fortalecer habilidades técnicas na comunidade da região.

Estas capacitações online serão ministradas por especialistas do LACNIC e por profissionais externos, que abordarão temas de interesse, tais como: o desenvolvimento do IPv6 nos países da região, serviços novos do LACNIC, criação de centros de segurança perante incidentes informáticos, governança da Internet e segurança de roteamento, entre outros.

Os webinars integram o conjunto de ferramentas de formação educacional oferecidas gratuitamente pelo LACNIC aos diferentes atores interessados. A participação dá a possibilidade de fazer consultas aos speakers. Além disso, após acabar a videoconferência, os vídeos das sessões ficarão à disposição da comunidade   na página do LACNIC.

Um passo à frente. No primeiro webinar do ano, explicou-se o processo para a solicitação de um endereço IP, orientado a organizadores que requeiram endereçamento IP público, tanto para prover serviços a terceiros (ISPs) quanto para aqueles que utilizam os endereços para a sua própria infraestrutura.

A segunda oficina online, Implementação do serviço UpDown do LACNIC e KRILL, deu detalhes do funcionamento e da implantação do serviço do LACNIC sobre um protocolo de distribuição de certificados RPKI.

No âmbito da convocatória para a nomeação de candidatos ao cargo de Co-moderador do Processo de Desenvolvimento de Políticas, realizou-se o webinar: Como tornar-se um referente da comunidade da Internet?

Com foco plenamente técnico, foi realizada a sessão Anúncio de Prefixos IPv6 e Roteamento eBGP/iBGP com Mikrotik RouterOS, ministrada pelo consultor externo José Gregorio Cotúa.

O que virá. Para o mês de março já estão previstos três treinamentos relacionados ao Projeto FORT do LACNIC e ao NIC.mx, onde serão realizadas sessões sobre o Validador de RPKI e a ferramenta de monitoramento de incidentes de roteamento. Além disso, haverá um webinar sobre IPv6 para novos associados e outro sobre a criação de políticas públicas referentes à Internet.

Para mais informação acesse aqui.