• Newsletter

  • Boletim informativo de LACNIC para a comunidade da Internet

Capacitações

Feed
Cambiar tamaño de fuente:

28/02/2018

LACNIC capacitou mais de 4100 pessoas durante 2017

O Centro de Formação de LACNIC capacitou mais de 4100 profissionais de organizações públicas e privadas da região em questões de segurança informática, implementação do IPv6, esgotamento de recursos IPv4, governança da Internet, Border Gateway Protocol e Resource Public Key Infraestructure, Internet das Coisas, entre outras questões relevantes das tecnologias da informação.

As capacitações foram realizadas através do Campus on-line de LACNIC e as oficinas presenciais e webinars foram ministradas por diferentes especialistas e profissionais internacionais

Se somados os webinars e as oficinas presenciais, mais de 3100 pessoas foram capacitadas, enquanto, através do Campus, cerca de 1.000 profissionais aprovaram os cursos IPv6 básico, IPv6 avançado, BGP e RPKI.

Os cursos sobre IPv6, segurança cibernética e esgotamento do IPv4, entre outros, foram os mais demandados.

Proposta educacional para 2018 A oferta de educacional de LACNIC em 2018 começa em março com a primeira das cinco edições planejadas do IPv6 básico. http://campus.lacnic.net/

Este ano, o curso básico tem datas fixas e seus participantes só podem se registrar entre o primeiro e o décimo dia do mês em que esta modalidade de e-learning é realizada (março, maio, julho, setembro e novembro). O curso está direcionado em particular para administradores de rede, desenvolvedores de software, vendedores de equipamentos de rede, estudantes, professores e profissionais em computação.

Além disso, para 2018 foram planejadas três edições do curso IPv6 avançado e também três edições do curso Fundamentos de BGP e introdução a RPKI.

O curso do IPv6 avançado é destinado a todos aqueles que queiram aprofundar os seus conhecimentos sobre o protocolo IPv6.

Por sua vez, o curso sobre BGP e RPKI está direcionado aos administradores de redes que já possuem conhecimentos sobre tipos de roteamento interno e TCP/IP.

Um por mês LACNIC também decidiu fortalecer as ferramentas de capacitação on-line e planejou um webinar por mês (http://www.lacnic.net/2475/3/lacnic/webinars), com a participação de proeminentes especialistas e acesso totalmente gratuito a sua comunidade.

O primeiro desses webinars foi sobre a ferramenta Jool; foi realizado em 22 de fevereiro e ministrado por Jorge Cano. Jool permite a comunicação entre nós que estão no IPv4 e nós que estão no IPv6 sem interromper o serviço de acesso à Internet para os usuários. Veja o webinar: http://bit.ly/2sOf1wz